Livro do dia: Um urso chamado Paddington

Livro do dia: Um urso chamado Paddington

Posted by Kátia

Voltamos hoje aos clássicos, com um fofíssimo personagem que apareceu pela primeira vez em 1958, no livro escrito pelo inglês Michael Bond. Vindo do “longínquo” Peru num bote salva-vidas, com uma mala velha a tiracolo, um chapéu esquisito e um pote de geleia de laranja pelo qual é absolutamento apaixonado, o urso Paddington logo conquistou fãs no mundo inteiro. Mais de vinte volumes de aventuras foram escritos desde então, fora as edições comemorativas – sendo o mais recente deles publicado este ano, Paddington Goes For Gold. Michael Bond, do alto de seus oitenta e seis anos, continua firme e forte, muito obrigado. Mas, infelizmente para nós brasileiros, apenas o primeiro volume foi traduzido para o português. Um baita atraso. Enfim. 

O jeito é nos concentrarmos na alegria que o ursinho Paddington traz para todos os que estão ao seu redor. Devaneando sobre a aventura de sua travessia, o urso é abordado na estação de trem Paddington pelo abismado casal Brown, que espera a vinda da filha Judy de um internato. Ele lhes conta sobre a tia Lucy, que fora recentemente para um asilo de ursos aposentados e recomendara que o sobrinho viajasse e conhecesse o mundo. Enternecida com a situação do urso clandestino, a senhora Brown convence o marido a dar abrigo ao pequenino. Chamam-no de Paddington, como a estação. E é assim que a confusão e a diversão entram para a família Brown. 

Gentil, inocente e com um carisma nas alturas, Paddington conquista a todos em seu novo lar, inclusive a governanta senhora Bird, que tem fama de brava. Na chegada, o engraçadíssimo urso quase se afoga durante o banho e tem de usar o seu chapéu remendado para livrar-se da encrenca. Por sorte ele é salvo por Judy e seu irmão Jonathan, que deixam o banheiro limpinho e evitam uma bronca daquelas. Logo as trapalhadas de Paddington ganham as ruas, quando ele se perde de Judy e da senhora Brown e causa um alvoroço no metrô. Numa saída às compras, ele vai parar no meio de uma vitrine, sempre atraindo os olhares e por vezes os aplausos dos transeuntes. Paddington é mesmo irresistível. 

Totalmente adaptado à sua nova vida, Paddington torna-se o encarregado das compras no mercado e faz amigos aonde quer que vá. O seu amigo mais querido, no entanto, é o dono de um antiquário, o senhor Gruber. A loja de Gruber, sempre cheia de coisas interessantes, enche Paddington de júbilo. Ele passa tardes aprazíveis ao lado amigo, compartilhando bolinhos de passas e tomando chocolate quente. Com o senhor Gruber, Paddington aprende sobre antiguidades e lá vai o nosso trapalhão fazer arte com o quadro do senhor Brown, inscrito para um concurso anual  muito importante. No teatro e na praia, Paddington também apronta das suas, culminando com a noite de seu aniversário, quando resolve fazer mágicas de sumiço justamente com o vizinho mais rabugento de todos. Como diz a senhora Brown ao seu marido, “é bom ter um urso em casa”. Eu concordo. É muito bom ter o urso Paddington aqui em casa :D 

Um urso chamado Paddington
Autor: Michael Bond
Ilustradora: Peggy Fortnum
Editora: Companhia das Letrinhas
Temas: Aventura; Amor e amizade; Clássico
Faixa etária: À partir de 04 anos 

Ouça também: Você sabia que o clássico Rupert Bear é o único urso a ter inspirado um beatle? Pois é. “We All Stand Together” é uma canção lançada por Paul Mc Cartney em 1984, e faz parte do filme animado Rupert and The Frog Song. Para assistir ao trecho do filme no qual a música é cantada, clique aqui. Um amor!!!

Poster do filme Paddington, com lançamento previsto para 2014
paddington_bear.jpg