Livro do dia: Cinco semanas em um balão

Livro do dia: Cinco semanas em um balão

Posted by Kátia

Há muitos escritores que me acompanham ao longo da vida, que me ensinaram a sonhar e a imaginar lugares repletos de coisas fantásticas. Júlio Verne é um deles. Tive o privilégio de passar a minha infância ao seu lado, posso dizer que fui educada através de sua obra. Participei de viagens submarinas, fui à Lua, encontrei uma ilha desconhecida, dei a volta ao mundo. As minhas primeiras experiências científicas também foram vivenciadas ao lado de Verne e este é um fato que merece ser comentado. 

Júlio Verne é um autor do século XIX, o século do advento da tecnologia e das grandes descobertas. Os leitores da época ficavam enlouquecidos com as descrições de Verne! E eu garanto que o arrebatamento provocado por sua leitura perdura até os dias de hoje. Leiam todas as obras dele, leiam para os bem pequeninos. A sensação de estar na pele de um inventor, de um explorador, irá acompanhá-los para o resto da vida.

Em Cinco semanas em um balão, o autor nos fornece detalhes minuciosos acerca do funcionamento do balão, todos os processos físicos e químicos essenciais para um voo. E o que dizer da aventura? Com Júlio Verne eu descobri a África, dentro de um balão. Isso é magnífico! Mais maravilhosa ainda é a genialidade de Verne, que jamais esteve no continente africano e descreve as paisagens com beleza e precisão impressionantes. 

Mas, ok, eu já falei demais, vamos à história: Dr. Fergusson, o criador do balão de hidrogênio, juntamente com o amigo Richard Kennedy e o criado Joe, empreende uma aventura à bordo de um balão. Eles pretendem atravessar o continente africano, de Zanzibar ao Senegal. Emocionante, não? Agora é só encontrar um mapa para acompanhar a leitura e pegar uma carona neste balão. 

P.S: Amanhã irei para Torres, para acompanhar o Festival Internacional de Balonismo e fiquei muito, muito inspirada por conta disto :)

Cinco semanas em um balão
Autor: Júlio Verne
Editora: Melhoramentos
Tema: Aventura
Faixa etária: À partir de 07 anos.

Assista também: Quando criança, no início de minha paixão por Júlio Verne, era exibida a série animada A Volta ao Mundo em 80 dias (La vuelta al mundo de Willy Fog, 1981), uma co-produção de Espanha e Japão. A série teve 26 episódios e era totalmente espetacular! Felizmente, dá para encontrar na Amazon.

Um balão sobrevoa o Museu do Louvre, Paris, 1878
louvre-1878.jpg