Livro do dia: Almanaque Ruth Rocha

Livro do dia: Almanaque Ruth Rocha

Posted by Kátia

Ruth Rocha fez a alegria da minha infância. Felizmente, sua obra continua conquistando gerações, em edições cada vez mais bonitas e ilustradas. O Almanaque é um desses livros para carregar para cima e para baixo o ano inteiro. É estruturado de acordo com os meses do ano e temos acesso a datas comemorativas, histórias, brincadeiras, charadas, adivinhas, provérbios e muito mais. 

O início é justamente uma explicação da autora sobre o que é um almanaque e porque foi inventado. Passamos para o mês de janeiro e as inúmeras comemorações e tradições ao redor do mundo: a festa de Janeira, o Dia de Reis, o bolo de reis (que é uma delícia!), aniversários de personalidades ligadas à cultura, ioiô, bolinha de sabão, telefone sem fio, mágicas, truques, experiências. Todo mês é assim, pura diversão! 

Aqui, criança é tratada como tal. Tem que brincar de roda, rolar na terra, construir brinquedos, escrever cartas, colecionar folhas de plantas, decifrar enigmas, cantar, fazer colagens, desenhos, esculturas. Sem contar as dicas preciosas de livros e músicas, o carinho pelos colegas de profissão, a delicadeza na escolha dos temas abordados. Ruth Rocha é linda!

“Seja Rodrigo ou Patrícia,
Seja Mônica ou Letícia,
Seja Pedro, Paula, André,
Seja Inês ou Mariana,
Lucila, Carmen, Joana,
Seja Bento, seja Zé...

 

Gilberto, Edith, Ricardo,
Eunice, Cecy, Leonardo,
Das Dores e Conceição,
Pepe, Gustavo, Raimundo,
Toda criança do mundo
Mora no meu coração.”

 

Almanaque Ruth Rocha
Autora: Ruth Rocha
Ilustradores: Alberto Llinares, Cláudio Martins, Elisabeth Teixeira, Miadaira, Suppa, Teresa Berlinck e Walter Ono.
Editora: Salamandra
Tema: Livro de atividades
Faixa etária: À partir de 04 anos. 

Ouça também: Uma das dicas de Ruth – e minha também – é o cd Canções Curiosas, da Palavra Cantada. O tema do álbum é o imaginário infantil e traz algumas canções bem famosas da dupla como “Fome Come”, “Criança não trabalha” e “Pindorama”.

Almanaque do Escoteiro Mirim, muito cobiçado na minha infância [Fonte: Tralhas Várias]
almanaque-escoteiro-mirim-tralhasvarias.jpg