Livro do dia: Yumi

Livro do dia: Yumi

Posted by Kátia

Como grande apaixonada da cultura japonesa, não poderia deixar de recomendar este livro para os pequeninos. Yumi é uma kokeshi (bonequinha de madeira) e acompanharemos o seu dia ao lado da melhor amiga, Mayumi.

É um livro repleto de cores e recortes, que apresenta vários elementos e símbolos do Japão e ainda por cima nos ensina os kanji, que são os caracteres da língua japonesa. Cada palavra, animal, objeto, lugar, vem acompanhado de seu respectivo kanji.

Vamos conhecer a coleção de quimonos de Yumi, visitar o Parque das Pipas, procurar o cachorro Bambu e ajudar as duas amigas a escolherem as mais lindas fantasias para a festa da Kimi. O livro prima pela delicadeza e tenho certeza de que arrancará bons gritinhos de alegria da garotada. Especialmente no trecho em que Yumi e Mayumi visitam a loja de fantasias. São tantas opções engraçadíssimas e coloridas de figurinos...

Durante a festa, provamos também as iguarias da culinária do Japão (amo!). E conhecemos outros símbolos importantes como o Daruma (boneco vermelho de madeira que representa um monge budista) e o Maneki Neko (gato da sorte, aquele que acena). Uma belíssima introdução a uma das culturas mais encantadoras do mundo!

Yumi
Autora: Annelore Parot
Editora: Companhia das Letrinhas
Tema: Cultura japonesa
Faixa etária: À partir de 02 anos.
 
Leia também: Outra divertida descoberta das belezas do Japão é o livro Minhas Imagens do Japão (Ed. Cosac Naify), também narrado por uma Yumi, que apresenta logo na primeira página um mapa do país contendo todas as suas ilhas e províncias.

Hokusai, Andorinha e Hortênsia
hokusai-swallow-and-hydrangea.jpg