Livro do dia: Marvels

Livro do dia: Marvels

Posted by Kátia

Há tempos tenho sentido o impulso de escrever sobre essa graphic novel aqui, mas é que sou muito fã de quadrinhos e quando começo a falar sobre o tema eu não paro mais! E este aqui é um espaço de literatura infantojuvenil em geral e não exclusivo para quadrinhos. Mas a hora chegou e não posso mais resistir, hahahaha. Marvels foi lançada originalmente em 1994, com roteiro de Kurt Busiek e ilustrações do sensacional Alex Ross. Se você é fã do universo Marvel, vai se emocionar muito com o livro, se não é, certamente se tornará depois desta experiência. 

Marvels é diferente de toda história de super-heróis que você já leu. Aqui não tem superequipes em formação, criação de superarmas e super veículos, nascimento de super-romances ou o que mais estamos acostumados a ler nas sagas dos nossos supers preferidos. Simplesmente porque a série é contada do ponto de vista de um cara comum, o fotógrafo freelancer Phil Sheldon. É claro que o personagem está envolvido na rotina diária dos heróis e o relacionamento destes com a humanidade, afinal seu trabalho depende das fotografias que captura durante os eventos. Mas vai além, muito além. 

A história começa em 1939, com o surgimento da primeira “maravilha” (é como Phil se refere aos seres extraordinários), o Tocha Humana. Temido e repudiado por conta de sua aparência, o Tocha rapidamente se torna um belo aliado contra a fúria do príncipe submarino Namor. Logo uma trégua é estabelecida e o cidadão comum encontra uma nova preocupação: a guerra e o pavor do caos nuclear. É então que surge aquele que é o mais icônico dos super-heróis, o Capitão América, e o mundo se rende às suas graças. Além de lidar com a transformação do meio em que vive, Phil tem que dar conta de sua vida pessoal, afinal tem uma noiva, Dóris, que deseja construir uma família ao seu lado. 

Os anos vão se passando, Phil, agora casado e com duas filhas, vê inúmeros super-heróis aparecerem e sumirem numa velocidade impressionante. Fugaz também é o sentimento que despertam nas pessoas: não importa quantas vezes salvem a humanidade, sempre serão vistos com olhos desconfiados e preconceituosos. Como forma de externar seus pensamentos e ideias, Phil publica um livro sobre as maravilhas, o tal Marvels do título. 

Alex Ross é um gênio das artes visuais, basta você ler sobre o processo artístico de Marvels no final do volume (a primeira edição da série foi lançada em quatro volumes, com capa de plástico transparente MARAVILHOSA, infelizmente as edições posteriores saíram em volume único). Ross utiliza modelos reais – amigos e parentes, na maioria – em sua arte, os quais fotografa e depois transforma nos belíssimos desenhos reunidos no livro. O projeto levou um ano para ficar pronto e você pode sentir o quão pessoal foi para cada um dos envolvidos, repare na quantidade de artistas do mundo dos quadrinhos que aparecem retratados na série. Entretanto o mais curioso e romântico casal é formado pelos pais de Ross, que serviram de inspiração para toda a obra, seja envelhecendo gradualmente como figurantes ou personificando o casal sensação Reed Richards e Susan Storm, do Quarteto Fantástico. Essencial. 

Marvels
Autor: Kurt Busiek
Ilustrador: Alex Ross
Editora: Panini Comics
Tema: Quadrinhos; Preconceito
Faixa etária: À partir de 14 anos 

Leia também: Entre todos os supers que admiro, existe aquele que será sempre o número um do meu coração: estou falando do mutante ranzinza e mal-humorado Wolverine. Para conhecer um pouco do passado dele leia Wolverine – Origem, também da Panini, com roteiro de Paul Jenkins, desenhos de Andy Kubert e cores de Richard Isanove. Great!

P.S: E mais tarde tem o novo filme do Homem-Aranha :D