Livro do dia: Florentina e Porquinho em um dia de chuva

Livro do dia: Florentina e Porquinho em um dia de chuva

Posted by Kátia

Florentina, uma linda menina de cabelos encaracolados e trancinhas coloridas, acorda muito feliz porque o dia será especial: o sol brilha lá fora e ela pretende se divertir muito em companhia do melhor amigo Porquinho. Ops, acho que não é bem assim, já que Porquinho, ainda em seu pijama listrado de azul, abre a janela e avista um temporal. E agora? Bom, o jeito é se afundar no baú de Roupas Quentinhas e Coisas Confortáveis em Geral. 

Porquinho encontra o seu chapéu de pirata e Florentina o cardigã favorito com os três botões dos mais brilhantes já vistos. Mas...onde foi parar um dos botões? A dupla procura pela casa toda. E nada. Munido de um potente telescópio, Porquinho avisa que terão de navegar até a Ilha do Tesouro Perdido a fim de encontrar o botão. Florentina e Porquinho preparam-se para a viagem: checam os mastros do navio, traçam a rota e, claro, preparam um belo lanche. Então é hora de hastear a bandeira e embarcar para os confins do mundo. 

Além da graciosidade da viagem através da imaginação - Porquinho chega a “mergulhar” de cabeça num aquário -, o livro traz receitas apetitosas, com nomes para lá de criativos: Rolinhos Arre! Arre! de Batata com Queijo, Bolinhos Baú de Tesouros de Mirtilo com Iogurte (yummy!!!), Macarrão Pirata Nhac! Nhame!, Chocolate Quente Bucaneiro com Gengibre, Mel e Joias de Marshmallow. E muito mais. 

Como se isso ainda fosse pouco, o livro oferece algumas brincadeiras para os dias chuvosos. Que tal confeccionar a sua própria bandeira pirata “Tubarões me mordam”? E um espalhafatoso chapéu de pirata decorado com muitos botões e lantejoulas? Eu achei o máximo! Se fosse você, eu reservaria umas boas horas do dia para curtir as delícias que são as aventuras de Florentina e Porquinho. Com ou seu chuva Smile

Florentina e Porquinho em um dia de chuva
Autora: Eva Katzler
Ilustradora: Jess Mikhail
Receitas/Artesanatos: Laura & Jess Tilli
Editora: Salamandra
Temas: Universo infantil; Gastronomia
Faixa etária: 04-06
 
Leia também: Se os pequenos se encantarão com as estripulias de Florentina e Porquinho, os maiores certamente aproveitarão o dia chuvoso para conhecer este que é um dos mais lindos livros sobre a amizade entre um cão e um homem. A Arte de Correr na Chuva (Ediouro) conta a história de Enzo, um filósofo em forma de cachorro, e seu dono Denny. Inteligente e apaixonado por corridas de fórmula 1 – profissão de Denny -, Enzo relata todas as conquistas, alegrias, dificuldades e tragédias de sua vida em família. Precioso. 

Bora lá calçar as galochas e brincar de dança na chuva [Imagem de Jessica Trinh]
jessica-trinh-rainy-day.jpg