Livro do dia: Wabi Sabi

Livro do dia: Wabi Sabi

Posted by Kátia

Wabi Sabi é a maneira de ver o mundo pelos olhos da cultura japonesa. Significa encontrar beleza na imperfeição e no misterioso. Pode ser sombria e quente ao mesmo tempo. Foi para tentar entender o que significa Wabi Sabi, que uma gata de mesmo nome empreendeu uma longa viagem até o Monte Hiei. 

O sábio macaco Kosho tenta explicar o significado de Wabi Sabi: “Ouça. Veja. Sinta”. A gata olhou tudo ao seu redor. O bosque, com suas formas tão indefinidas, sem linhas retas, embora houvesse milhares de desenhos diferentes espalhados por sua extensão – nas árvores, nas nuvens, nos lagos. “Agora  entendi”, diz por fim Wabi Sabi. Antes de voltar para casa, ela ainda para num templo e escreve poemas sobre o que vê por lá. 

A perfeição do livro reside em sua estrutura, totalmente entremeada de haicais, os famosos poemas japoneses. Ao ler o texto em prosa e as reflexões dos personagens na forma de haicais, o leitor aos poucos compreende o sentido de Wabi Sabi e a tão profunda ligação dos japoneses com os elementos da natureza. 

As ilustrações são deslumbrantes, com recortes, colagens, pinceladas de sumiê (técnica de pintura japonesa) e kanjis (ideogramas). No final do livro, há ainda a tradução dos haicais para o português, bem como um pequeno texto explicativo sobre a origem de Wabi Sabi e do haicai. Um livro para os verdadeiros colecionadores de arte. 

Wabi Sabi
Autor: Mark Reibstein
Ilustrador: Ed Young
Editora: WMF Martins Fontes
Tema: Cultura japonesa
Faixa etária: 07-11 

Assista também: eu sou loucamente apaixonada pela animação Meu Amigo Totoro (Tonari no Totoro, 1988), de Hayao Miyazaki. Na realidade, sou uma fã ardorosa de todos os filmes do Studio Ghibli, de Miyazaki, mas este aqui é o meu preferido, principalmente porque fala da relação harmônica do homem com a natureza. Quando você olhar para o Totoro e para a adorável garotinha Mei, vai entender porque esse filme é o melhor!

Totoro levando as  fofas Mei e Satsuki para tocar ocarina nas copas das árvores ♥
totoro2.jpg