Livro do dia: Anália, Natália, Amália

Livro do dia: Anália, Natália, Amália

Posted by Kátia

Feliz Dia das Mães para todas as mamães da minha vida! E para todas as maravilhosas criaturas por este mundão afora. Parabéns pelo seu dia, quer dizer, parabéns por mais este dia. Todos os dias pertencem a elas. Lutadoras, criativas, delicadas, carinhosas. O que eu posso dizer sobre a minha mãe? Ela semeou o amor pelos livros em todos os seus filhos, lendo para nós histórias incríveis e depois ensinando-nos a ler. Esse é o maior legado que alguém poderia receber e sou grata por isso. Beijão mãe, te amo! 

Bom, é claro que o livro do dia é sobre uma mãe. Quer dizer, é sobre duas mães. Uma criança, sua mãe e sua avó. Natália é Natália. Amália é a mãe dela. E Anália é a avó de Natália. Mas Anália também é a mãe de Amália. Tão complicado e tão simples assim. As três fazem parte de uma família de camaleões e uma das brincadeiras favoritas da espécie é o esconde-esconde (como vocês sabem os camaleões se camuflam no ambiente com a maior facilidade). Natália identifica-se muito com sua vovó Anália. Por ser uma criança, ela julga que ninguém a leva muito a sério, nunca acreditam no que diz e não a deixam fazer nada sozinha. 

Vovó Anália, por sua vez, também se sente um pouco pressionada pela idade, sua filha não acredita que ela possa fazer as coisas sem ajuda. Mesmo cansada e com os ossos doendo, a avó brinca de esconde-esconde com a neta, contando até quarenta enquanto Natália procura o lugar perfeito para se esconder, sem truques de camuflagem. Mas qual será o esconderijo ideal, no meio dos ouriços ou entre os morcegos, de ponta cabeça? 

Quando a vovó finalmente encontra a neta, as duas divertem-se ainda mais, invertendo seus papéis. A vovó brinca de ser criança e pega a boneca de Natália. A neta finge ser mais experiente e coloca os óculos de Anália. Mas daí a mamãe Amália começa a procurar pelas duas, que decidem dar um belo susto nela! Um livro lindo sobre o amor maternal, com ilustrações mais deslumbrantes ainda. Que belo presente para este dia :) 

Anália, Natália, Amália
Autor: Lorenz Pauli
Ilustradora: Kathrin Schärer
Editora: Brinque-Book
Tema: Amor
Faixa etária: 4-6 
 
Leia também: Para os adolescentes também indico um ótimo livro sobre mães, que faz parte da coleção Famílias Malucas. Trata-se de Minha mãe é uma pirata (Ed. Fundamento), onde conhecemos a mãe de Camilo, que usa botas de cano alto e uma espada. Camilo cuida do convés de um navio pirata, tem como bichinho de estimação um crocodilo e esconde de todos os amigos da escola este grande segredo. Mas até quando? 

Eu e minha mãe no carrossel, adoro!!!
katia009.jpg