Livro do dia: Adelaide - The flying kangaroo

Livro do dia: Adelaide - The flying kangaroo

Posted by Kátia

Já falei aqui da minha admiração pelo impressionante Tomi Ungerer. Estou sempre à procura de seus livros para aumentar minha coleção, o que é uma tarefa e tanto já que estamos falando de um autor prolífico e entusiasmadíssimo com bem vividos 80 anos e dezenas de títulos infantis no currículo. Mas, no caso dos livros, os deuses sempre sorriem para mim e Adelaide, um insólito e belíssimo clássico, pulou praticamente no meu colo. 

Adelaide, escrito em 1959, conta a história de um bebê canguru que nasce com asas. Conforme Adelaide cresce, suas asas vão ficando maiores, mais largas, mais compridas. Ela admira os pássaros e aviões que sobrevoam o deserto e fica se imaginando lá no céu, rumando para países distantes e desconhecidos. 

Então, ela decide se aventurar pelo mundo, despede-se dos pais e segue o primeiro avião que encontra nos ares. O piloto fica abismado, afinal nunca vira um canguru voador na vida. Por onde eles passam, todos admiram Adelaide. Viajam para muitos lugares, até que a canguru decide fixar residência em Paris (sempre Paris, a charmosa, a encantadora, ninguém resiste à ela!). Ao adotar o estilo de vida parisiense, Adelaide tem que aprender a se relacionar com as pessoas, e tem dificuldades com as coisas mais simples, como pegar um táxi. 

Eis que surge então o bom vivant Marius, que a leva a restaurantes refinados e lhe apresenta às belezas da cidade, como a Torre Eiffel e a Catedral de Notre Dame. Adelaide vai trabalhar com Marius em sua casa de shows e logo vira sensação na cidade. Mas ela ainda queria realizar um grande desejo: encontrar um outro canguru. Adelaide é uma personagem apaixonante, que nos dá alguns sustos durante a história, seus traços são tão delicados que dá vontade de pegá-la nos braços e protege-la de todos os perigos. Linda, corajosa, aventureira, obstinada, Adelaide agora faz parte do meu rol de heroínas preferidas da literatura. 

Adelaide – The flying kangaroo (livro em inglês)
Autor/ilustrador: Tomi Ungerer
Editora: Phaidon
Temas: Aventura; Natureza
Faixa etária: 4-6 

Leia também: Já que hoje é dia de treinar o inglês, recomendo uma história sobre um outro bichinho que se aventura longe de casa. Em Otto the Book Bear (Hyperion Book), um ursinho mora dentro de um livro de histórias, mas adora fazer explorações fora dele e numa dessas incursões acaba ficando sem casa. Agora, o que resta a Otto é encontrar um novo e aconchegante lar.

Moon Man, mais um personagem inesquecível de Tomi Ungerer
Moon-Mansm.jpg