Livro do dia: O guia do mochileiro das galáxias

Livro do dia: O guia do mochileiro das galáxias

Posted by Kátia

Hoje é o Dia da Toalha, data comemorada em honra ao escritor inglês Douglas Adams, idolatrado por nerds do mundo inteiro e falecido em maio de 2001. Mas, vocês devem estar se perguntado, por que Dia da Toalha? É que o objeto em questão tem um valor inestimável no livro do dia (e nos demais livros da série). Deixe-me explicar. 

A toalha é um dos itens primordiais para o mochileiro interestelar: você pode usá-la como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V; pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kabrafoon; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo e por aí vai. Porém, o mais importante de tudo é o valor psicológico da toalha. Um desconhecido certamente emprestaria qualquer objeto de uso pessoal a um mochileiro munido de sua toalha, afinal, se o cara roda toda a galáxia e ainda consegue saber onde está sua toalha, sem pestanejar, este cara merece todo o respeito do universo. 

Na história do primeiro livro, Arthur Dent descobre ao mesmo tempo que o seu melhor amigo Ford Prefect é na verdade um extraterrestre e também que a Terra está prestes a ser destruída pelos vogons para dar espaço a uma nova via hiperespacial. Arthur e Ford acabam pegando carona numa das naves vogons (raça chata e burocrática detestada em todos os cantos da galáxia), mas acabam expulsos e abandonados à própria sorte. Antes de seu último suspiro são resgatados por Zaphod Beeblebrox em sua nave roubada, a Coração de Ouro. Lá Arthur reencontra Trillian, uma garota que o dispensara seis meses antes durante uma festa. 

É neste momento que você também irá conhecer um dos melhores personagens da literatura, de todos os tempos e gêneros: Marvin, o androide paranoide. Tão sarcástico quanto depressivo. Seus comentários sobre a vida, o universo e tudo mais me fazem chorar de rir. Marvin arrasa! Então é isso, estenda a sua toalha num local bem aprazível e boa leitura! 

P.S: O Dia da Toalha também é conhecido como Dia do Orgulho Nerd, por conta do lançamento do primeiro filme da saga Star Wars (Episódio IV: Uma Nova Esperança), em 25 de maio de 1977. 

O guia do mochileiro das galáxias
Autor: Douglas Adams
Editora: Sextante/Arqueiro
Tema: Aventura
Faixa etária: À partir de 12 anos. 

Assista também: Não posso indicar outro filme que não seja O Guia do Mochileiro das Galáxias (The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy, 2005), um dos raros exemplos do “leia o livro, veja o filme”. O elenco é maravilhoso, principalmente porque a voz de Marvin é dublada por um ator espetacular que eu amo, Alan Rickman.

Os nerds comemoram seu dia - e a sortuda da Kaley Cuoco ainda tasca uma bitoca na lenda Stan Lee
big-bang-stan-lee.jpg