Ateliê

Ateliê do Professor Abóbora

Brincar e criar, é só começar Laughing

Carimbo de Sabão

Vamos aprender a fazer um carimbo no sabão? 

Primeiro passo: Peça para a mamãe ou compre uma pedra de sabão de coco neutro. Selecione os materiais necessários: além da pedra de sabão, você vai precisar de guache, papel, pinceis e um jogo de estecas (que pode ser substituído por qualquer objeto que o auxilie na escavação, pode ser uma colher ou chave de fenda, por exemplo).

Faça um desenho bonito em uma folha de papel e depois passe-o para a pedra de sabão, copiando o modelo com um lápis.

Pegue a esteca e comece a esculpir a pedra de sabão:    

escultura-sabo.jpg

Figura 1: Escave o sabão

Marque bem os detalhes que você pretende deixar em relevo no carimbo.

escultura-sabo2.jpg

Figura 2: Observe o desenho que você copiou do papel para a pedra de sabão.


escultura-sabo3.jpg

Figura 3: Passe tinta guache no sabão esculpido e teste seu carimbo. Você pode escolher as cores que desejar  para a sua criação.

escultura-sabo4.jpg

Figura 4: E também inventar várias outras formas para contar  uma história.

escultura-sabo5.jpg

Figura 5: É só deixar a imaginação correr solta por aí. Divirta-se!


Teatro de sombras

Chegou a hora de levar aqueles personagens de sua imaginação para o palco cheio de efeitos de um teatro de sombras. Mãos à obra!

Separe os materiais que serão usados no projeto: papel sulfite, papel cartão nas cores branco e preto, papel celofane de várias cores, cola, fita adesiva, lápis, borracha, tesoura, estilete (cuidado com o manuseio, sempre peça a ajuda de um adulto!), um abajur e uma lanterna.

teatro-sombras1.jpg

Figura 1: Organize os materiais sobre uma superfície plana

Pense nos personagens e objetos que gostaria de ver em cena. Faça os esboços primeiramente no papel sulfite  e depois transfira os desenhos para o papel cartão.

teatro-sombras2.jpg

Figura 2: Esboços

Agora é a hora de montarmos nosso cenário! Aplique o papel celofane de várias cores nos moldes recortados em papel cartão branco, a fim de criar pequenos efeitos de luz sobre cada um dos objetos componentes da peça.

teatro-sombras3.jpg

Figura 3: Cole o celofane na parte de trás do cenário

teatro-sombras4.jpg

Figura 4: Recorte os personagens principais em papel cartão preto e cole-os na parte da frente do cenário

Oba! Agora é hora de apagar a luz e começar a brincadeira. Utilize uma lanterna e um abajur e observe os efeitos obtidos, tudo vai depender da direção na qual a luz é projetada. Quando é projetada na parte traseira do cenário, podemos observar as cores refletidas através dos recortes e colagens com celofane.

teatro-sombras5.jpg

Figura 5: A luz projetada atrás do cenário produz lindos efeitos

teatro-sombras6.jpg

Figura 6: Mais e mais efeitos coloridos

Ao projetar a luz da lanterna sobre os personagens principais, obtemos o efeito criado pelas sombras.

teatro-sombras7.jpg

Figura 7: A projeção da luz sobre o menino cria a sombra de um gigante

E, ao projetar a luz de cima para baixo ou ao lado dos personagens, notamos uma alteração nas sombras e nas cores criadas. Tudo se transforma, dependendo apenas da quantidade de luz projetada, seja pela lanterna ou pelo abajur. 

teatro-sombras8.jpg

Figura 8: Novas sombras. Imagine só quantos efeitos surpreendentes você pode criar...infinitos!!!

O Circo chegou, iupi!!!

Para um projeto rápido de final de tarde, que tal criarmos um circo e montarmos um belíssimo espetáculo? Começamos com a escolha do modelo do circo. Você pode imprimir o molde da "lona" abaixo, em preto-e-branco e transferí-lo para papel color set nas suas cores preferidas. Ou, se quiser, utilize o molde colorido.

projeto_circo.jpg
Figura 1: Modelo em preto-e-branco

projeto_colorido.jpg

Figura 2: Modelo colorido

Para a base do circo, recorte um retângulo com diâmetro menor do que o da lona e cole com cola bastão. Recorte uma abertura frontal e faça as cortinas nas cores que desejar. Aqui você também pode usar papel color set ou, para dar um toque diferente, papel de seda na camada externa, a fim de imitar o tecido da cortina.

Outra possibilidade seria fazer o molde num papel claro e pintá-lo com tinta guache, acrílica ou canetinha para criar mais efeitos. Não se esqueça de recortar semi-círculos para as bordas da lona ficarem bem ressaltadas. Para finalizar, faça uma bandeirinha colorida com o mesmo papel e cole-a num palito de dente. Insira a bandeirinha no topo da lona.

2.jpg
Figura 3: Montagem do circo

Desenhe um cenário bem bonito, que será o local no qual o pessoal do circo está acampado. Agora utilize alguns bonecos colecionáveis e miniaturas: eles serão os artistas da trupe circense. Você pode também montar trailers e incorporar objetos variados ao cenário, tais como árvores, casinhas ao fundo, carros, charretes e por aí vai. Aproveite o espetáculo e não se esqueça da pipoca!!!

5.jpg
Figura 4: Faça várias composições, criando um mundo do circo. Agora é chamar os amigos e começar a festa. Se eu fosse você, só pularia a parte do palhaço - PAVOR!