Livro do dia: Doçuras de longe, sabores de monte

Livro do dia: Doçuras de longe, sabores de monte

Posted by Kátia

Ah, os livros de gastronomia me deixam tão feliz!!! E os livros de confeitaria, então? Fico com água na boca, doida de vontade de largar tudo e viver os meus dias dentro da cozinha. O livro do dia é um dos mais adoráveis que encontrei nas minhas andanças, cheio de receitas açucaradas e doces especiais para celebrações diversas. 

Começamos aprendendo sobre “os utensílios para se tornar um bom confeiteiro” ♥ Os pequenos descobrirão as formas de um funil, um quebra-nozes, um mixer, um ralador, um filtro de café, um escorredor, cortadores de biscoito e muito mais. Depois passamos para os países localizados “lá longe”. Alemanha e Aústria fabricam incansavelmente uma quantidade gigantesca de biscoitos, bolos e tortas, e no Natal, a tradição manda servir um pão fofíssimo de frutas secas. 

Dos Bálcãs nos chegam os perfumes inebriantes do mel, limão, rosa e canela. Da Bélgica e da Holanda ganhamos de presente a receita dos biscoitos temperados usualmente servidos na festa de São Nicolau. Espanha, ai meus céus, nos ensina os truques dos famosos churros fritos, sempre servidos com um espesso e cremoso chocolate quente. Portugal também manda seu recado e um regalo muito especial. 

As receitas da Europa Central também são inspiradoras, você já se imaginou servindo aos amigos a “luz da lua”? Pois é, são biscoitos em formato de lua, aromáticos, polvilhados com muuuuito açúcar de confeiteiro. Essa delícia vem da Repúplica Tcheca. Da Rússia, amada Rússia, temos os mimos do czar, e depois o tronco de Natal da França (já fiz essa receita, é divina, linda!), o tiramissuper da Itália, os biscoitos dos duendes da Noruega e o crocante do jardim, da Inglaterra. Além de todas essas maravilhas, há sugestões de decorações apetitosas para festas e uma pequena história do açúcar. Aprazível é pouco!!! 

Doçuras de longe, sabores de monte
Autora: Corinne Albaut
Ilustradora: Aurélie Guillerey
Editora: Companhia Editora Nacional
Tema: Gastronomia
Faixa etária: À partir de 07 anos

Leia também: Aprendemos muito sobre os hábitos alimentares da Europa, mas o que será que eles comem de gostoso na África? Em As Panquecas da Mama Panya (Ed. SM) vocês não encontrarão receitas fabulosas, mas sim uma história de generosidade e carinho à mesa.

Kransekake, biscoito de amêndoas que é minha delícia suprema da Noruega 
IMG_6709.JPG