Livro do dia: Menino com pássaro ao ombro

Livro do dia: Menino com pássaro ao ombro

Posted by Kátia

Uma das melhores coisas sobre a minha mudança para Porto Alegre foi o estreitamento de relações com a literatura local. Principalmente no que diz respeito à literatura infantojuvenil. Afinal, na enxurrada de informações que chegavam a mim todos os dias em São Paulo, muito ficava arquivado e pouco era saboreado. 

Aqui, eu posso respirar mais calmamente e conhecer artistas como Sergio Napp, poeta e músico. Um dos melhores livros que li recentemente é Menino com pássaro ao ombro, que fala sobre a amizade entre um menino e um pássaro. Cada página do livro é de uma singeleza pura, tanto o texto primoroso quanto as ilustrações de Walther Moreira Santos. 

Um menino nasce e um pássaro vem pousar em seu ombro, compartilhando com ele cada grande momento dessa jornada extraordinária que é a vida. Tudo parece passar em câmera lenta na vida do menino e do pássaro. Eles possuem uma sensibilidade e uma empatia incríveis e sabem admirar cada folha, cada minúsculo grão de areia, cada fugidio pôr-do-sol. 

O menino também tem uma avó muito especial, daquelas avós de livro. Disposta, alegre, contadora de histórias. Com ela o menino aprende que o tempo passa e que a vida também traz momentos de tristeza, desilusão e melancolia. Lindo, lindo, lindo! Para ter na cabeceira e abraçar sempre que possível. 

Menino com pássaro ao ombro
Autor: Sergio Napp
Ilustrador: Walther Moreira Santos
Editora: Artes e ofícios
Tema: Amizade
Faixa etária: 7-11 

Leia também: Um personagem que resume o sentimento de melancolia é Carlitos, criado pelo grande e inesquecível Charles Chaplin. O garoto (Ed. Martins), baseado no filme escrito e dirigido por Chaplin em 1921, fala justamente sobre as dificuldades e decepções da infância.

Farewell, por Serena Curmi
farewell-serena-curmi.jpg