Livro do dia: Sábado na livraria

Livro do dia: Sábado na livraria

Posted by Kátia

Hoje é um dos dias mais importantes do ano para mim, porque muito do que sou e amo diz respeito a esta data, além, é claro, das boas recordações destes anos todos de pura dedicação e paixão, dos causos malucos, das amizades inesquecíveis que fiz, das aventuras que vivi e de todos os dramas e loucuras que envolvem a entidade livro. Hoje é Dia do Livreiro, meus caros amigos, feliz nosso dia!!!

E como você se comporta numa livraria? Você chega e já procura direto aquele livreiro de confiança, que fala com um amor profundo sobre obras e autores? Ou entra de mansinho, escolhe um livro aleatoriamente e mergulha de cabeça? Pode ser que você seja um leitor exigente e passe horas conversando com o amigo livreiro. Ou pode ser mais tímido, pedindo ajuda para localizar aquela preciosidade que tanto cobiça e depois de passar no caixa por dois minutos vai correndo para casa a fim de ficar agarradinho com o seu tesouro. Seja qual for a sua personalidade, você sente a presença deste ser que ama os livros incondicionalmente, que organiza sua seção de maneira impecável, conhece milhares de nomes de autores e está sempre disposto a te dar uma dica de ouro. Ele pode parecer um mágico tentando adivinhar o título de um livro, ou um contador de histórias para as crianças. Ele é companheiro, paciente, ouve como ninguém, dá conselhos para a vida e às vezes até te prepara um cafezinho esperto ou olha o seu cachorro enquanto escolhe um presente para aquela amiga difícil de agradar. Essa é a nossa vida, sempre repleta de surpresas e acontecimentos hilários, um livreiro nunca, nunca fica entediado. Cansado, com certeza, mas sempre disposto a te ajudar.

A livreira de hoje tem uma participação de grande importância no final do livro, com um gesto de doçura extrema, mas é claro que eu não irei te contar o final da trama! A história gira em torno de uma adorável menininha que vai à livraria todos os sábados, sem falta. Ela adora se sentar confortavelmente numa poltrona macia e passar horas com seus quadrinhos preferidos, interagindo com eles, rindo, divertindo-se de montão. Como boa observadora que é, ela percebe a presença de um senhor idoso, que aos poucos capta toda a sua atenção. O senhor também vai a livraria todos os sábados, mas ele não parece se divertir com o seu livro. Pelo contrário, ele se emociona às lágrimas. A menina acaba descobrindo se tratar de um antigo livro de guerra. Qual seria o significado daquela obra para o sensível senhor?

Sábado após sábado a menina o observa e ele está sempre com o mesmo livro, pesadão, volumoso e saudoso. Então de repente ele desaparece e a menina se preocupa com o destino do velho senhor. Estaria ele doente? Mas, calma, ele vai voltar, e o desfecho fará você se derreter de amores. Um livro encantador que fala das infinitas possibilidades que você encontra dentro de um livro, do ambiente acolhedor que é a livraria, do afeto entre os leitores que se reconhecem na paixão um do outro e, claro, no coração generoso dos verdadeiros livreiros. Enfim, o livro perfeito para celebrar a nossa data querida. Um brinde a todos nós, amantes inveterados dos livros ♥

Sábado na livraria
Autora: Sylvie Neeman
Ilustrador: Olivier Tallec
Editora: Cosac Naify
Temas: Livros; Amor; Universo infantil

Leia também: Volume integrante de uma maravilhosa coleção sobre a qual já falamos aqui, Eu Amo Livros (Ed. Callis), escrito por Iris Borges e com projeto gráfico de André Neves fala sobre a relação de amor e carinho que desenvolvemos com os livros, o desejo de lermos o tempo todo seja no ônibus, no carro, na escola ou na praça e o poder transformador que eles exercem sobre nós. As ilustrações, que na verdade são reproduções de obras de arte com o tema leitura, são deslumbrantes. 

Young Girl Reading, obra de Federigo Zandomeneghi (1841-1917)
young-girl-reading-federigo-zandomeneghi.jpg