Livro do dia: Forever Young

Livro do dia: Forever Young

Posted by Kátia

Hoje é o Dia Mundial do Rock, uhuuuuuu, temos muito a comemorar! Quanto o assunto é música, cada um tem o seu ídolo querido, aquele que te acompanha desde a tenra idade, do qual você conhece cada álbum, música, aquele ser que te inspira e que te faz acreditar na humanidade. Pode parecer exagero, mas não é. Enquanto alguns adoram Beatles ou Rolling Stones, eu amo Bob Dylan. E é claro que no Dia do Rock eu falarei sobre ele e um livrinho muito simpático inspirado em sua vida e obra.

Bob Dylan, nascido em 1941, é um dos músicos que encontrou a forma perfeita de se expressar política e socialmente: através de canções inspiradíssimas, sem jamais soar como um cara enfadonho. Seu primeiro álbum de sucesso, Freewheelin’ (1963) é recheado de músicas de protesto, como Masters of War (contra a Guerra Fria), ‘Talkin World War III Blues (muito bem-humorada), e a eterna Blowin’ in the Wind. E esse foi apenas o começo...

Gênio do folk, músico talentosíssimo (toca vários instrumentos, apesar de ser sempre associado à dupla violão/gaita), campeão de vendas, Dylan recebeu prêmios por sua música – Grammy, Globo de Ouro, Oscar - e por sua atuação em prol dos direitos civis e fez chorar gente como o poeta Allen Ginsberg que o comparou a Walt Whitman. Enfim, uma lenda viva.

Mas nada do que eu diga pode ser comparado à experiência sublime de ouvir Bob Dylan. Tente uma vez, não irá se arrepender! Bom, o livro do dia, Forever Young, tem o título de uma canção do mestre, escrita em 1974 e lançada no álbum Planet Waves. Na letra, bons desejos para uma vida plena e justa, corajosa, audaciosa e verdadeira. O ilustrador Paul Rogers une perfeitamente essa letra magistral de Dylan com desenhos encantadores que retratam a transformação do menino Robert Allen Zimmerman no maior ícone da música de todos os tempos. Perfeito!!!

Forever Young
Autor: Bob Dylan
Ilustrador: Paul Rogers
Editora: Martins
Tema: Música
Faixa etária: 07-11
 
Leia também: Enquanto ouvem Bob Dylan – essa dica é para os irmãos mais velhos - leiam O Pequeno Livro do Rock (Ed. Conrad), um diário em quadrinhos no qual o autor Hervé Bourhis nos fala, ano a ano, sobre as bandas, álbuns, canções e fatos do rock que marcaram sua vida. E já que é sexta-feira 13 (e eu não perco uma oportunidade de indicar histórias assustadoras), os pequenos se divertirão com Quem Tem Medo de Monstro? (Ed. Scipione).