Livro do dia: O livro negro das cores

Livro do dia: O livro negro das cores

Posted by Kátia

Hoje é aniversário de Louis Braille (1809-1852), criador do revolucionário sistema de leitura para cegos, e por esse motivo é também comemorado o Dia Mundial do Braille. O livro do dia, além de bilingue (em braille e também com textos em português) é uma obra de arte, repleta de poesia e texturas maravilhosas. 

O livro fala sobre a percepção de cor através de sabores, aromas e sensações diversas como o pingo da chuva sobre a pele, por exemplo. Cada cor descrita pelo menino é acompanhada de uma ilustração em alto relevo. O livro é todo preto, porque “o preto é o rei de todas as cores”, parafraseando o menino. 

O preto é macio como a seda do cabelo da mãe durante o abraço, assim como o vermelho é azedinho como o morango e doce como a melancia. O amarelo é macio como as penas dos pintinhos e o marrom faz barulho debaixo dos pés quando as folhas estão secas. Ah, e tem cheiro de chocolate, claro (informação importantíssima e deliciosa, à propósito). 

No final do livro, há informações sobre esse lindo projeto, além de um pequeno texto sobre Louis Braille e, o melhor de tudo, o alfabeto e os numerais em braille. Esse é para você ter, presentear e divulgar. Meus parabéns sinceros às autoras. 

O livro negro das cores
Autoras: Menena Cottin e Rosana Faria
Editora: Pallas
Tema: Arte
Faixa etária: À partir de 07 anos

Leia também: Dorina Viu (Ed. Paulinas) conta a história da grande filantropa Dorina Nowill, idealizadora e criadora, em São Paulo, da fundação para deficientes visuais que leva seu nome. 

O Pequeno Príncipe em braille, puro amor!!!
braille-pequeno-prncipe.jpg