Livro do dia: Espetáculo

Livro do dia: Espetáculo

Posted by Kátia

Você sabe o que é espetáculo?
É tudo o que é show em vernáculo.
Seja em bom português,
ou mesmo em inglês,
escute a voz desse oráculo. 
 

Hoje é o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo e por isso falamos sobre um livro da eterna Tatiana Belinky que discorre sobre todas as formas de espetáculo, inclusive o futebol, e claro, a natureza. Para quê viver estressado, mal-humorado e com pressa, se você tem ao seu inteiro dispor uma sinfonia fantástica de cores, texturas, aromas e sabores? Pois é, a Mãe Natureza está logo ali, em cada folha, árvore e passarinho e tudo o que você precisa fazer é desacelerar um pouco e contemplar esse espetáculo. 

Mas, e quanto as artes? São tantas possibilidades, vamos lá às atrações. No teatro vivemos emoções de todos os tipos. Há o drama, que geralmente traz tramas intrincadas e intensas - e é bem provável que nos comova às lágrimas. Mas você pode optar por algo mais suave, que tal se divertir com uma peça infantil? Melhor ainda se for um teatro de marionetes, que para mim é a expressão máxima da arte (e se você for tão curioso ou fanático como eu vai se divertir com essas leituras aqui, aqui, aqui e aqui). 

A autora cita também a Itália e a Grécia Antiga, com as performances das bacantes (ou ménades), mulheres com cabelos de cobras coloridas que cultuavam o deus Baco/Dioniso através de danças. A ópera merece um post só para ela, afinal é impossível resumir em poucas linhas a emoção que é ouvir um tenor, barítono ou soprano cantando ao vivo. Há ainda os concertos de música clássica, rock, jazz, blues, etc, etc. Aqui o importante é se entregar ao ritmo e deixar a música invadir a alma. 

É claro que não poderia faltar o maior espetáculo da Terra, o circo, com seus artistas maravilhosos: acrobatas, trapezistas, contorcionistas, mágicos, mímicos e (socorro!) palhaços. Tudo acompanhado de muita pipoca, algodão doce, amendoim e maçã do amor, sim senhor! Os ligeiros limeriques de Tatiana nos deixam com vontade de sair correndo e assistir a um ballet. Ou àqueles músicos de rua fabulosos que tocam no parque pertinho de sua casa. Qualquer que seja a sua preferência aproveite esse dia dedicado às artes Smile

Espetáculo
Autora: Tatiana Belinky
Ilustradora: Mariana Newlands
Editora: Caramelo
Temas: Poesia; Arte; Teatro
Faixa etária: 04-06 
 
Assista também: Em 2013, a companhia de dança americana Pilobolus levou ao mundo o espetáculo Shadowland, que conta através do teatro de sombras a poética história de uma menina que anseia aventurar-se no mundo dos adultos. Ameaçada por sua própria sombra – e hipnotizada por toda uma gama de criaturas, ela mergulha fundo nesse mundo de sonhos. Belo. Disponível em dvd. 

Elefante humano do Pilobolus, coisa linda de se ver ♥
pilobolus3.jpg