Livro do dia: Dentro da noite

Livro do dia: Dentro da noite

Posted by Kátia

Tenho muito cuidado ao indicar livros densos e de temas controversos, mas afinal o blog também tem o seu lado juvenil e eu sei o quanto nos sentimos um tanto perdidos nesta idade – na biblioteca são tantas as opções, há o setor juvenil, mas o adulto também se descortina com possibilidades tentadoras. Na nossa página “Sobre” já disse o que acho a respeito da indicação de faixa etária – eu mesma, com meus 12, 13 anos, e toda a biblioteca pública da cidade ao meu dispor, fui descobrindo lentamente o que me interessava e o que não conseguia capturar a minha atenção. 

Foram horas de dedicação por semana e anos de refinamento na busca. O que posso dizer é que, com a experiência que adquiri e talvez com um pouco de bom faro e boa sorte, encontrei certos livros que são como tesouro para mim. Li, entre os 12 e 14 anos, algumas das obras que estão entre as minhas favoritas até hoje, como Werther, de Goethe, Judas, o Obscuro, de Thomas Hardy e Macbeth, de Shakespeare. Literatura para adulto, talvez, mas eu soube encontrar o momento e o caminho certo para leva-los até o meu coração. 

Então, já aviso que o livro do dia é para os adolescentes, aqueles que se interessarem pelo tema (que flerta com a literatura gótica) e se identificarem com o autor, os personagens, a história. Você pode ler uma pagina e desisitir – recomendo uma certa dose de boa vontade – ou devorar de uma sentada só. Depende de você e dos seus sentimentos, só isso. Nunca force uma leitura, se não funcionar para você, abandone-a sem dó. Ame-o ou deixe-o. Gosto de livros que proporcionam essas fortes sensações. 

Dentro da noite conta a história de um sujeito esquisito, um tal de Rodolfo Queirós, que vê seus valores e crenças desmoronarem de uma vez só. Ele ama sua noiva, Clotilde, mas nem sua delicadeza e beleza suavizarão a loucura que carrega em seu íntimo. Forte. Intenso. Para mim, um dos melhores contos da literatura brasileira. 

Dentro da noite
Autor: João do Rio
Ilustrador: Andrés Sandoval
Editora: Girafinha
Tema: Histórias de arrepiar
Faixa etária: À partir de 14 anos 

Leia também: O homem confrontado com acontecimentos fantásticos e com o seu próprio eu, esses são os temas recorrentes na obra do maravilhoso escritor francês Guy de Maupassant. A seleção de contos aqui recomendada O Horla, a Cabeleira, a Mão, o Colar (Ed. Artes e Ofícios) mostra tudo o que pode acontecer de mais misterioso e sobrenatural na Paris do século XIX. Um início perfeito de um autor genial que tem tudo para se tornar um de seus preferidos.

Le Horla, aterrorizante [Ilustração de Anna e Elena Balbusso]
guy-de-maupassant-le-horla.jpg