Livro do dia: Um amor de botão

Livro do dia: Um amor de botão

Posted by Kátia

Há tempos espero uma oportunidade perfeita para compartilhar com vocês esse livro adorável, e hoje finalmente chegou o dia: Dia de São Valentim. Happy Valentine’s Day!!! Bom, se ainda não estão familiarizados com essa data festiva (é que eu sou doida demais e faço festas em todas as ocasiões), vamos tentar entender alguns fatos. Na realidade, a origem de São Valentim é controversa. São muitas as lendas que rondam esse personagem e uma das versões conta que ele foi um sacerdote condenado à morte por realizar casamentos secretos no “novo” ritual católico. Enaltecido pelos jovens que acreditavam no amor romântico, Valentim teria recebido flores, cartas e bilhetes em sua cela apoiando a sua coragem e ousadia.

Uma outra lenda conta que o sacerdote, já preso, recebeu a visita de uma jovem cega – filha do carcereiro – e o amor verdadeiro do casal restituiu a visão da moça. Ele chegou a escrever uma carta para ela, assinada com “teu Valentim”, expressão usada até hoje nos cartões do Dia dos Namorados (a data é amplamente comemorada ao redor do mundo, como nos EUA, e em países europeus como Portugal e Espanha). Seja qual for a crença, uma boa comemoração nunca é demais. Mas vamos ao livro!!! A delicadeza começa logo na capa, com um coração de novelo estampando os rostos da senhorita Odete e do senhor Mateus (ou, no original, Mademoiselle Àdele e Monsieur Mathieu). O botão, personagem importantíssimo, também está lá, assim como as lindas letras do título sugerindo bordados. Encantador antes mesmo de começar.

Ao abrirmos o livro, temos uma outra surpresa: não apenas uma história é contada, e sim duas. Do lado esquerdo temos um livrinho que narra as aventuras de Odete e do lado direito as de Mateus. As histórias acontecem simultaneamente, mas você pode ler primeiro uma e depois passar para a seguinte. Fica a seu critério, faça o que o coração mandar. Eu acho delicioso ler as duas ao mesmo tempo, porque um fato muito surpreendente se desenrola: Odete e Mateus perdem um botão do casaco no mesmo instante. Mas não era um botão qualquer, e sim o botão do casaco preferido de ambos. Pura coincidência? Eu prefiro acreditar que eles são almas gêmeas que ainda não se encontraram.

A partir de então, é uma correria atrás dos botões que vocês nem imaginam! Por vários momentos eles quase se cruzam, mas a vida faz questão de pregar algumas peças antes do final romântico. Aos poucos, descobrimos que eles têm muito em comum, como o fato de terem ambos lindas coleções de casacos. E a torcida pelo encontro aumenta a cada virada de página, com certeza! A narrativa é pura poesia e as ilustrações remetem ao universo da costura: botões, linhas, retalhos, bordados, tudo feito com tanto esmero que fica impossível não suspirar. Mas hoje é o dia certo para isso. Suspire bastante e compartilhe essa história com todos os seus entes queridos.

Um amor de botão
Autora/ilustradora: Carlioz Pauline
Editora: Salamandra
Tema: Amor
Faixa etária: A partir de 07 anos

Assista também: A descoberta do primeiro amor não poderia ser mais doce e original do que em Sussurros do Coração (Mimi Wo Sumaseba, 1995), longa animado que versa sobre a imaginação, a criatividade e o poder dos livros. Shizuku é uma adolescente que sonha em ser escritora. Ela é a aluna mais assídua da biblioteca e, de repente, percebe que todos os seus livros favoritos foram lidos anteriormente por um garoto misterioso, Seiji. Depois de uma primeira péssima impressão, Shizuku segue o gato Lua e vai parar na maravilhosa loja de antiguidades do avô de Seiji, um senhor iluminado pelo dom da música e da alegria. Shizuku descobre que Seiji deseja se tornar um luthier e estudar na Itália, contrariando a vontade de seus pais. Uma história linda sobre sonhos e amores possíveis, com direito ao alvorecer mais lindo de todos os tempos. Um dos meus três filmes favoritos do extraordinário Studio Ghibli, porque eu mesma sou uma espécie de Shizuku crescida. Perfeito.

Sussurros do Coração, ou como conquistar o amor de uma bibliófila ♥
mimi-wo-sumaseba.jpg