Livro do dia: Mônica é daltônica?

Livro do dia: Mônica é daltônica?

Posted by Kátia

Feliz Dia das Crianças!!! Hoje é dia de comemoração dupla – celebramos os pequeninos e também o Dia Nacional da Leitura. Quem já acompanha o blog há algum tempo sabe que sou 100% nostálgica de alma e coração e estou sempre relembrando os livros, gibis, brincadeiras, jogos, filmes, enfim, as experiências mais lindas da minha infância. Não poderia existir personagem mais perfeita para representar todas essas coisas incríveis que vivi, é claro que estou falando dela, a baixinha invocada mais amada do Brasil, a Mônica! 

Mônica foi criada por Mauricio de Sousa – uma pessoa maravilhosa que tive o privilégio de encontrar em várias ocasiões – em 1963 e ganhou a sua revistinha própria em 1970. Mônica é daltônica? é a história inaugural dessa revistinha, que aqui ganha nova narrativa e as lindas ilustrações do também ídolo Odilon Moraes (leia mais aqui). Mônica me representa totalmente – afinal já fui uma baixinha pra lá de briguenta na época da escola -, mais do que isso: ela sempre me inspirou a ser eu mesma e não permitir que nenhum menino me dissesse o que fazer, há! Pois aqui no livro do dia os meninos estão irados com o domínio da Mônica e colocam em prática um plano “infalível” para desacreditá-la. Mas desta vez a ideia não foi do Cebolinha – culpem o danado do Zé Luís. 

A gente tem que admitir que o plano é bem original: eles pretendem fazê-la acreditar que ficou daltônica, confundí-la com as cores, para que pense que está gravemente doente e que só pode se curar através de um “estilo de vida” mais sereno, ou seja, os pobres-coitados imaginam que podem domar a nossa ferinha! Lá vão eles, um por um, Cebolinha, Cascão, Manezinho, Titi, Zé Luís, fingindo que uma camiseta verde é vermelha, e por aí vai, até que ela se abala e pára um momento para refletir. Cebolinha, todo apressadinho, decide confrontá-la de imediato e a reação da Mônica é simplesmente sensacional - obrigada, Mauricio! -, mas não entrarei em detalhes para não estragar a surpresa. 

Eu ainda não tinha nascido em 1970, mas li a historinha original na época do lançamento da Coleção Histórica da Turma da Mônica Número 1 (autografada♥), em 2007 e se você ainda não a conhece dá pra ter uma ideia do traço de Mauricio na época ao final do livro, que conta também com prefácio girl power de Regina Zilberman, curiosidades sobre a turma e o processo criativo de Odilon. Olha só que fofo: Odilon ama a Magali, que não aparece na história, mas mesmo assim ele deu um jeitinho e apresentou sua versão da adorada comilona pra gente, olha só como somos sortudos! 

Para terminar, é claro que temos que dar a palavra ao pai da Mônica, que fala sobre a “metamorfose” da Turma a partir da comemoração de seus cinquenta anos de carreira, em 2009. Acho que todo mundo já deve ter ficado de queixo caído com as edições luxuosas do selo Graphic MSP (já falamos sobre elas aqui e aqui) e se você mora em São Paulo certamente fez uma “caça às Mônicas” pelas ruas da cidade durante o Mônica Parade. Mônica é daltônica? é o primeiro volume desta nova coleção da Companhia das Letrinhas, que vai trazer as histórias clássicas de Maurício nos traços de outros grandes nomes da literatura infantil. Que notícia esplêndida para as crianças que descobrirão novas-antigas histórias e para nós também, fãs de uma vida inteira. As coleções da Turma da Mônica aumentam a cada dia e a nossa alegria também! Livro perfeito para a comemoração de hoje – e para todos os outros dias do ano, claro! 

Mônica é daltônica?
Autor: Mauricio de Sousa
Ilustrador: Odilon Moraes
Editora: Companhia das Letrinhas
Temas: Universo infantil; Amizade; Clássico
Faixa etária: 00-100 (e além!) 

Assista também: A dica vem do próprio Mauricio de Sousa (e eu assino embaixo porque sou alucinada por todas as animações da Turma da Mônica). No livro ele fala sobre as adoráveis – e curtinhas, você vai querer assistir todas de uma vez – aventuras da Mônica Toy, disponíveis no canal da Turma no youtube. A série já está em sua terceira temporada, mas melhor do que isso é que o canal também compilou algumas animações antigas dos anos 80 e 90 como uma maratona especial para o Dia das Crianças. Os saudosistas, como essa que vos fala, já podem derramar suas lágrimas. Quer mais? Então corre lá e dá uma espiada, tem muita, muita, muuuuita coisa legal, dá pra reunir a sua turma e fazer deste dia ainda mais memorável Smile 

Essa sim é uma menina superpoderosa. Mônica, eu te amo!
mnica-daltnica2.jpg