Livro do dia: O nascimento do dragão

Livro do dia: O nascimento do dragão

Posted by Kátia

Olha só que legal: você sabia que hoje é comemorado o Dia do Kung-Fu? Como uma grande apaixonada da cultura oriental, deixo aqui minha homenagem e a indicação de um livro ambientado na China antiga. Na realidade, ele é um livro de história, um livro de arte e um livro de atividades. Belíssimo! 

Há muito, muito tempo atrás, os homens, mulheres e crianças da China viviam em tribos sob a proteção de espíritos bondosos. Cada uma dessas tribos era protegida por um animal diferente: peixe para os pescadores, pássaro para os habitantes das montanhas, cavalo para os cavaleiros das planícies sem fim, serpente para o povo dos planaltos e búfalo para os camponeses dos arrozais. 

Mas as tribos não viviam em harmonia entre si. Cada uma decidiu fazer a guerra em nome de seu animal protetor. Indignadas, as crianças de todas as tribos se uniram, e declararam guerra à guerra. Então tiveram a ideia de criar um animal esplêndido, capaz de proteger a todos ao mesmo tempo. Ele tinha que ser vivo como o peixe, livre como o pássaro, rápido como o cavalo, esperto como a serpente e forte como o búfalo. 

Foi assim que nasceu o dragão. Com um corpo de serpente, escamas de peixe, cabeça de cavalo, chifres de búfalo e patas de pássaro. E ela era tão lindo, mas tão lindo, que acabou com a guerra. Até hoje o dragão é celebrado na China, a cada Ano Novo. O livro é ilustrado com carimbos e caligrafia ao estilo oriental. Como atividade, propõe um jogo da memória com os ideogramas e imagens dos carimbos, além de exercícios de caligrafia. Precioso!!! 

O nascimento do dragão
Autora: Marie Sellier
Ilustradora: Catherine Louis
Caligrafia e carimbos: Wang Fei
Editora: Companhia das Letrinhas
Tema: Contos populares
Faixa etária: À partir de 04 anos.

Leia também: Mais e mais folclore chinês para vocês. O tocador da flauta celestial e outros contos (Ed. Landy) reúne histórias das diversas etnias da China (mongois, tibetanos, etc), preservadas através da expressão oral. 

Ilustração vintage para livro de contos de fadas chineses [The Chinese Fairy Book]
Chinese-Fairy-Book.jpg