Livro do dia: Histórias tecidas em seda

Livro do dia: Histórias tecidas em seda

Posted by Kátia

Japão, Japão, sempre o Japão! E hoje mais ainda porque é o 104º aniversário da Imigração Japonesa no Brasil. Lúcia Hiratsuka é uma artista completa, meio japonesa, meio brasileira. Ela escreve, ilustra e também é uma expert no sumiê, técnica de pintura oriental. Não é só o meu lado tiete que está falando, vejam por si mesmos. Aliás, o site dela está nos Links Legais, espiem lá e entendam o que eu digo. A mulher é sensacional. 

O livro do dia reúne três antigas histórias japonesas, delicadas como seda, que são contadas e recontadas há várias gerações. O Pássaro do Poente conta a história de um rapaz que salva um tsuru (grou) e depois disso recebe a visita de uma linda moça, pela qual se apaixona. Depois do casamento, a moça revela-se uma excepcional tecelã – mas sua arte é um segredo e nem mesmo o marido tem o direito de vê-la trabalhando. 

Hachikazuki é uma princesinha que recebe como legado da mãe um vaso que não pode tirar da cabeça. Mas o que lhe causa tanto constrangimento um dia poderá lhe trazer alegria também. E por fim, Tanabata é uma tennin, ser do Reino Acima das Nuvens que tem o seu manto roubado e fica presa na Terra. 

Não apenas para tomar o gosto pela mitologia japonesa, mas para ver uma grande artista se expressando, esse livro é pura magia e inspiração. Repare em cada pincelada, em cada cor utilizada, em cada movimento executado. Contemple. Por horas a fio.

Histórias tecidas em seda
Autora/ilustradora: Lúcia Hiratsuka
Editora: Cortez
Tema: Cultura japonesa
Faixa etária: À partir de 07 anos.
 
Leia também: Para os adolescentes conhecerem na íntegra a peça Hagoromo (“manto de plumas”, na qual Tanabata se inspira), uma dica preciosa é a leitura de Hagoromo de Zeami. Trata-se de uma edição linda da editora Estação Liberdade, traduzida por Haroldo de Campos e ilustrada por Tomie Ohtake.