Livro do dia: Scott Pilgrim contra o mundo

Livro do dia: Scott Pilgrim contra o mundo

Posted by Kátia

Hoje é aniversário do meu amigo querido Marcio Hiro e seria muito fácil eu escolher um filme para falar sobre ele e a nossa amizade. Mas um livro...nossa, que desafio! Acabei optando por uma hq pela qual ele é apaixonado, Scott Pilgrim contra o mundo (lançado no Brasil em três volumes). Esses quadrinhos são realmente a cara dele, principalmente por causa do clima de nerdice que envolve cinema, música, games, internet no qual ele está mergulhado, hahahahahaha. Eu também, eu também, não posso negar isso. 

Scott Pilgrim é um jovem canadense tranquilão, com seus vinte e poucos anos, que tem uma banda fraquinha, uma namorada um tanto sem graça e um futuro não tão promissor. Ele cogita arrumar um emprego, mas parece não ter força o suficiente para isso. E eis que surge Ramona Flowers, uma garota que irá literalmente detornar o seu mundinho insosso e levá-lo a uma batalha interminável contra a “liga dos ex-namorados do mal”. Claro que o grande prêmio deste torneio é o coração da moça. 

Descrevendo desta maneira, parece mais uma hq sobre a passagem da adolescência para a vida adulta, mas não é nada disso. Muito pelo contrário. Em primeiro lugar, Scott Pilgrim é uma declaração de amor aos games antigos (da nossa época!) com mil referências àquele universo fantástico. Os personagens aqui duelam, avançam fases, ganham vidas extras, acumulam moedas e, claro, salvam a princesa no final. Ou quase isso. É também um culto ao cinema, com enquadramentos lindos de morrer e uma homenagem a cultura pop japonesa em geral. Os traços são de mangá e a utilização de robôs gigantes é puro ato de amor. 

Enfim, isso tudo é meu amigo, isso e muito mais. Ele é uma pessoa que tem um coração gigantesco e que, apesar de ser um pouco introspectivo, sabe demonstrar claramente o amor pelos amigos. Cultuador da infância e dos insuperáveis anos 80, ele bem que poderia viver dentro de um filme e se chamar Marty McFly. Ou Ferris Bueller. Ele seria um dos personagens de John Hughes ou um dos amigos de Conta Comigo. Mesmo à distância, continuo te admirando, Marcião! Feliz aniversário!!! 

Scott Pilgrim Contra o Mundo (trilogia)
Autor/ilustrador: Bryan Lee O’Malley
Editora: Quadrinhos na Cia
Temas: Aventura; Amor; Quadrinhos
Faixa etária: À partir de 12 anos 

Assista também: Um filme que é a cara e a alma da nossa turma e que tem uma legião de fãs trintões apaixonados é Os Goonies (The Goonies, 1985), que conta a aventura de um grupo de crianças em busca do tesouro escondido do pirata Willie Caolho. Alguns personagens como Mama Fratelli e Sloth são inesquecíveis. E a trilha, sonora, ah, nossa, ouvir The Goonies R’ Good Enough é resgatar um pouquinho da minha infância. Amo!

Os Goonies, por Pixel People. Eu preciso aprender a bordar desesperadamente...
PixelPeopleTheGooniesCrossstitch_4.jpg