Livro do dia: O anjo da guarda do vovô

Livro do dia: O anjo da guarda do vovô

Posted by Kátia

Ontem eu contei a história de amor de uma avó e sua netinha e hoje, continuando a comemoração do Dia dos Avós, falarei sobre o belo livro O anjo da guarda do vovô, criado pela maravilhosa artista alemã Jutta Bauer. Ela é a responsável, entre outras, pela concepção das preciosidades A Rainha das Cores e Selma (sim, falarei sobre os dois livros aqui). 

O anjo da guarda do vovô mostra um garotinho visitando o avô doente no hospital. Eles se amam muito e o menino passa horas ouvindo suas histórias. Quando pequeno, o vovô fora um daqueles moleques impossíveis, aprontava o dia inteiro e nem se dava conta dos perigos que corria. 

Logo no início da narrativa do avô, descobrimos que ele era protegido por um anjo da guarda, na realidade era um anjo que vivia numa estátua da praça e que decidiu proteger aquela criança contra todos os males do mundo. Um ônibus em alta velocidade, um grande buraco, um ladrão à espera na esquina, gansos perigosos...nada parece atingir o menino e ele nem se dá conta da existência do anjo. 

Pior ainda, parece desafiar o universo ao escalar a árvore mais alta e a mergulhar no rio mais profundo. Mas os perigos que o menino corre deixam de ser tão corriqueiros com o surgimento dos nazistas. Alheio aos horrores da guerra, o menino provoca os guardas e até se espanta com o medo do amigo judeu. O avô cresce e sua vida torna-se cada vez mais difícil. Enfrenta a fome, submete-se a todo tipo de trabalho, mas, de uma forma inexplicável (o carinho e o cuidado do anjo, claro!) ele vence todos os obstáculos e obtém êxito, conhece o amor e, anos depois, a alegria de se tornar avô. Um livro lindo para você compartilhar com o seu vovô querido, sentar no colo dele e pedir para reler duzentas vezes. Aproveite muito esses momentos, torne-os inesquecíveis.

O anjo da guarda do vovô
Autora/ilustradora: Jutta Bauer
Editora: Cosac Naify
Temas: Família; Amor.
Faixa etária: 4-6 

Leia também: Cantigas do Vô Bidu (Ed. Lazuli), livro que traz poemas do compositor Aldir Blanc, inspirado nos momentos em que ele passa com os netos. 

"Peppuccio", meu pai, lindo desde pequeno e meu saudoso vovô Pietro
katia025.jpg