Livro do dia: Xica

Livro do dia: Xica

Posted by Kátia

Ufa, hoje é o último dia do ano, por isso trazemos a vocês um post cheio de nostalgia, saudosismo e uma bela dose de esperança. Desde já desejamos um 2013 cheio de surpresas lindas e deliciosas e nos comprometemos a levar um tanto de cor e beleza para a vida de cada um, com muitas novidades, livros do dia cintilantes de amor, receitas, gostosuras e tudo o que de mais interessante pintar por aqui. Bem, hoje falaremos sobre a adorável peixe-boi Xica e sua emocionante – e real - história de vida. 

A autora, Rosinha, foi convidada pela Fundação Mamíferos Aquáticos para contar para todo o Brasil e o mundo a saga desta valente guerreira, que viveu por muitos anos aprisionada, mas sobreviveu para se tornar uma das velhas e emblemáticas de sua espécie. Rosinha conheceu Xica ainda criança, quando a peixe-boi vivia num tanque na Praça do Derby, Recife. O recinto raso e pequeno, os danos causados pela ação do sol e a má alimentação comprometeram o seu desenvolvimento. Ela permaneceu na praça de 1970 a 1992, quando a excessiva pressão da população e da Associação Pernambucana de Defesa da Natureza fez com que ela fosse transferida para o Centro Mamíferos Aquáticos/ICMBio, em Itamaracá. Lá ela passou por um período de reabilitação, ganhou peso, cresceu e hoje nada tranquilamente em águas abundantes. 

Enfim, esta é uma história de superação, que pretende mostrar para cada um de nós, seres humanos, a importância da conservação ambiental e do respeito a cada espécie que habita o planeta. No livro, a menina Maria, que também teve uma inominável perda pessoal, se identifica com o olhar triste de Xica, perdida em meio a lembranças dos tempos de liberdade. Juntas, vivem um momento de encantamento, no qual um toque delicado vale mais do que mil palavras. A garota promete ajudar a peixe-boi a voltar para seu verdadeiro lar e começa uma verdadeira campanha na escola e na prefeitura. 

Xica também é ajudada por dois queridos amigos, o bicho-preguiça Boris, um ávido colecionador de laços de fita de todas as cores do arco-íris, e Tuareg, uma tartaruga que vive fazendo cálculos desde que se apaixonou por um fusquinha café com leite de placa KGX 1723. Combinando uma dura história real com divertidos personagens fictícios, Rosinha consegue criar uma obra-prima sobre o amor incondicional e os fugazes e inesquecíveis momentos da vida. Com dedicação, respeito e companheirismo, Xica consegue voltar para casa. Eu, que ando cada dia mais sensível, agarrada às doces lembranças do passado, confesso que chorei de emoção ao conhecer a maravilhosa Xica. Tanto sofrimento, tanta resignação, mas com um belo final feliz. Porque todos nós, pessoas que amam a natureza, merecemos finais felizes. E que venha um Ano Novo com muuuuuito mais alegria e compreensão para todos. Abraços apertados, nos vemos em 2013 Smile

Xica
Autora/ilustradora: Rosinha
Editora: Peirópolis
Temas: Amor; Superação; Natureza
Faixa etária: À partir de 04 anos 

Leia também: Mais uma história de otimismo para encerrar bem este 2012. Noites de Esperança – Uma Viagem pela Imaginação (Ed. WMF Martins Fontes) conta através da poesia e de belas instalações artísticas, a história de um menino que entra pelo armário de seu quarto e descobre um reino mágico, onde reina a cor branca e infinitos votos de paz e prosperidade. Não somente para ele, claro, mas para todos nós que temos o imenso prazer de ter em mãos este belíssimo livro. Beijão, até breve!!!

O nosso querido peixe-boi Berinjela (que AMA a Xica!) deseja a todos um espetacular Ano Novo. Close nele, que 2012 está acabando, gente!!!
berinjela-feliz-ano-novo.jpg