Livro do dia: A menina e o pássaro encantado

Livro do dia: A menina e o pássaro encantado

Posted by Kátia

Aproveitando a deixa do Dia dos Namorados, o doodle do dia e o fato de amanhã ser comemorado o Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, escolhi um livro perfeito para a ocasião, por dois motivos. Em primeiro lugar, porque conta uma história de amor e saudade, e em segundo porque esta edição do livro é ilustrada pelo meu adorado Mauricio de Sousa, que escolheu como protagonista o seu casal mais fofo e apaixonado – Chico Bento e Rosinha. 

Era uma vez uma menina que amava um pássaro. Ele não era um pássaro comum, e sim encantado! O pássaro da menina voava pelo mundo e retornava quando sentia muitas saudades. As suas penas também eram diferentes, pois refletiam as cores dos lugares pelos quais passava. Certo dia ele voltou branco, com uma cauda de plumas fofas como algodão. E junto com o encanto das penas o pássaro cantou e contou histórias sobre o mundo branco, puro e gélido que conhecera.

Numa outra vez, ele voltou vermelho, como a terra seca queimada pelo sol. A menina sonhava com aquelas histórias, sonhava que voava nas asas de seu amado pássaro. Mas sempre chegava o momento da despedida, e ela sofria. Então, num acesso de solidão e maldade, a menina compra uma gaiola prateada e quando o pássaro adormece, ela o tranca lá. O pássaro lamenta a perda da liberdade e ressalta que o amor iria embora sem a saudade. O tempo passa, o pássaro perde sua cor e sua bela plumagem. Fica cinza, deixa de cantar. A menina chora de tristeza e finalmente permite que ele se vá. 

O pássaro parte, esperando que a saudade um dia o leve de volta para a menina. Ela, por sua vez, vai para a cama toda noite triste de saudade, mas com o pensamento esperançoso de “quem sabe ele volta amanhã”...Eu sou uma  eterna apaixonada por Chico Bento e Rosinha e as ilustrações ficaram perfeitamente românticas. A capa é um primor, uma inocência e uma pureza que têm tudo a ver com essência de Chico e Rosinha. Tiete fanática à parte, é um livro que merece um cantinho especial na sua biblioteca. E Feliz Dia dos Namorados para todos, especialmente para aqueles que celebrarão seu amor à distância (como eu Frown).

A menina e o pássaro encantado
Autor: Rubem Alves
Ilustrador: Mauricio de Sousa
Editora: Verus
Tema: Amor
Faixa etária: À partir de 04 anos (amor não tem idade!!!) 

Leia também: Eu não gosto de recomendar algo que seja de difícil acesso, mas o amor está no ar e não poderia indicar outro que não Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta (Ed. Abril), quadrinhos que tive o privilégio de ler ainda criancinha e que satiriza a mais famosa – e romântica - história de William Shakespeare. Teve peça de teatro, disquinho com as músicas (maravilhoso!) e um especial de final de ano em live-action, gravado na cidade de Ouro Preto, no longínquo ano de 1979. Se encontrar algumas dessas relíquias dando sopa por aí, compre na hora. Ou, melhor ainda, me avise que eu compro, ok? 

Doodle de hoje, com Mônica e Cebolinha ♥
doodle-dia-dos-namorados.jpg