Livro do dia: Gildo

Livro do dia: Gildo

Posted by Kátia

Gildo é um elefante muito curioso e corajoso. Ele gosta de montanha-russa, de avião e não tem vergonha de cantar em público. Ele adora filmes de terror (oba!) e não tem medo de experimentar coisas novas. Mas uma coisa o deixa angustiado. Quando chega a noite anterior a uma festa de aniversário, ele simplesmente não consegue dormir. 

Nossa, que estranho, vocês podem dizer, afinal, festa de aniversário é sinônimo de brigadeiro, beijinho e bolo com muita cobertura. Mas também significa...balões! Imagine só o desespero de Gildo ao chegar numa festa e se ver rodeado por tantas bexigas barulhentas e assustadoras...não tem jeito, ele vai parar debaixo da mesa. 

Muito divertida a forma como a autora aborda o tema medo. Nenhum medo é risível, mas também nenhum medo é insuperável. Olha só, eu por exemplo tenho medo de jacaré e de palhaço. Mesmo com o passar dos anos, é difícl superar a sensação de pavor que surge dentro de mim ao me deparar com tais criaturas horripilantes. Eu sou como o Gildo, assisto a todos os filmes de terror, mas se aparece um palhaço no meio eu saio correndo, hahahaha. E você, tem medo de quê? 

Uma leitura leve e divertida, com ilustrações tão fofas que dá vontade de apertar. A única coisa chata é se despedir de personagem tão encantador, que aliás venceu o prêmio Jabuti do ano passado justamente na categoria ilustração. Ei, Silvana Rando, não tem mais histórias do Gildo por aí?

Gildo
Autora/ilustradora: Silvana Rando
Editora: Brinque-Book
Tema: Medo
Faixa etária: 4-6 
 
Leia também: Chapeuzinho Amarelo (Ed. José Olympio), de Chico Buarque, que conta a história de uma menina amarelada de medo. Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho...mas chega um certo momento em que ela deixa de viver e passa a ficar encolhida na sua cama. Não, essa história não termina assim...dá-lhe Chapeuzinho!

Cena do lindo curta-metragem O Balão Vermelho, 1956
Le-Ballon-rouge-1956.jpg