Livro do dia: Beijos dados e não dados

Livro do dia: Beijos dados e não dados

Posted by Kátia

Depois de uma longa (demais!) porém necessária pausa, voltamos com força total! E bem a tempo de homenagear uma pessoa querida que completa anos hoje. Essa pessoa é uma amiga preciosíssima, que infelizmente sofreu uma perda recente. Acredito que ela irá se recuperar completamente, afinal não podemos viver sem a sua luz. Ela está sempre rodeada de amigos que a amam muito, e eu sou uma plantinha sensível neste vasto jardim. Preciso de sua luz, calor, amor incondicional e fé na humanidade para continuar sorrindo. Então, já que não posso estar ao seu lado agora, fica aqui o meu presente, junto com todos os beijos que eu já te dei, e todos os que eu gostaria de dar mas a distância não permite. Incluo aqui os beijos que ainda darei e os que seguem por carta. Feliz aniversário, Paty, você é a melhor amiga do mundo, te amo!!! 

E vamos então ao livro do dia. Beijos dados e não dados é quase uma “enciclopédia do beijo”, que toma emprestado personagens clássicos da literatura e introduz outros ainda mais maluquinhos. Ilustrada pelo espanhol Roger Olmos – dos surpreendentes El Príncipe de los Enredos e La Última Bruja de Trasmoz, sem edições em português – causa impacto logo na capa dura, gigante, representando uma princesa a beijar um sapo (Princesa Paty que adora sapinhos ♥). A arte interna é ainda mais detalhada e divertida, com personagens coadjuvantes que serão apresentados no final da obra. Então, agora é hora de aprendermos como se cozinha um beijo com Madame Bechamel, que ainda fará um banquete especial para os apaixonados e nos presenteará com uma receitinha especial de bolinhos de maçã do pirata Barbacerrada. Hummm, uma delícia, amo maçã!!! 

Entre os personagens originais temos também a Fada Má que detesta beijos mais do que “chocolate, crianças e senso de humor”. O Ladrão de Beijos, uma criatura horripilante que vive na Fossa dos Beijos e orgulha-se de já ter roubado mais de cinquenta milhões de beijos. Há ainda a história de amor fadada ao fracasso entre o tal Barbacerrada e a bela Lupita, que só pensa em mudar os hábitos e a personalidade do amado. Mas não se preocupem, o pirata gente boa terá o seu tão esperado final feliz. Assim como a linda costureira que guarda o último beijo de seu amor em um dedal. Já a duquesa Delika Tessen não parece estar preocupada com o “felizes para sempre”, já que tornou-se mestra na arte de lançamento de beijos. E ai de você que tenta resistir a seu charme: seus beijos sempre acertam em cheio os corações dos fujões. 

Mas os trechos mais empolgantes e engraçados do livro são os manuais e notícias quentíssimas para os beijoqueiros de plantão. Se você está sozinho e precisando de um beijo de qualquer tipo, não se preocupe: a Incrível Máquina Vendedora de Beijos suprirá todas as suas carências. Aqui são apresentados também tratados sobre formas de pedir um beijo, a ambientação perfeita para um beijo, tipos de lábios (morri de rir!), o jogo dos beijos e o importante “manual de instruções para distinguir de imediato beijos verdadeiros e beijos falsos”. Ah, não se esqueça de consultar o breve dicionário dos beijos. No final das contas não importa se você dá um beijo tímido, um beijo com superpoderes, um beijo grudento de tia (euzinha logo mais, hahahaha), um beijo musical ou literário, um beijo de pirata ou um beijo termômetro de mamãe, é certo que esse livro arrancará muitos sorrisos de seus lábios. E mais uma vez, parabéns Paty! Com um beijão bem estalado no seu coração.

Beijos dados e não dados
Autor: David Aceituno
Ilustrador: Roger Olmos
Editora: Octavo
Temas: Amor; Fantasia
Faixa etária: A partir de 10 anos 
 
Leia também: Um livro cheio de beijos e sentimentos que eu e a Paty compartilhamos há anos e amamos de montão é Mulherzinhas (Ed. Girassol). Nesta nova e lindíssima edição ilustrada, vocês acompanharão a jornada das irmãs Jo, Meg, Beth e Amy durante a Guerra Civil Americana, lidando com a ausência do pai e ajudando a mãe a manter a família unida. Lindo!!!

Dê-me logo uma bitoca, Caquinho!!!
roger-olmos-besos2.jpg