Livro do dia: Mary Poppins

Livro do dia: Mary Poppins

Posted by Kátia

Oba, hoje é meu aniversário e gosto sempre de comemorar com os meus livros e autores favoritos. Foi assim com A Fantástica Fábrica de Chocolate e Licor de Dente-de-Leão e agora é a vez de Mary Poppins em edição pra lá de especial. A Cosac lançou em 2014 - celebrando os 80 anos da concepção do livro - uma edição lindíssima, ilustrada por Ronaldo Fraga, com o título da obra sobre lombada aparente e costura em linha preta. Melhor ainda: as ilustrações de Ronaldo foram posteriormente bordadas por Stella Gomes Guimarães e sua equipe. O resultado: uma obra de arte. Especialmente se levarmos em conta os fios soltos dos bordados que remetem à babá voadora. Perfeito. 

Antes de reler o clássico no ano passado eu pouco me lembrava do texto que foi meu companheiro há, sei lá, vinte e cinco anos atrás. Eu me recordava muito bem do filme (como toda fã de musicais) e apesar das canções, das cores e do brilho hipnotizante de Julie Andrews, sempre faltou alguma coisa para mim, para essa mente de leitora tão detalhista. E, felizmente, eu consegui recuperar toda a magia do livro Mary Poppins. Isso não é pouco. Meus olhos lampejam ao ler novamente sobre a babá trazida pelo Vento Leste, que chega magnânima à casa dos Banks com sua sombrinha de cabeça de papagaio e sua mala de tapete. Antes que os pequenos Jane e Michael elaborarem uma maneira de infernizar a vida da nova babá, ela já lhes enfia goela abaixo a primeira colherada de encantamento: um remédio escarlate-escuro aparentemente viscoso que adquire os sabores preferidos de cada criança. Sorvete de morango. Limonada. Pronto, estão todos conquistados, inclusive os bebês gêmeos John e Barbara – que nem aparecem no filme. 

Mary Poppins (nunca só Mary, como enfatizava a autora P.L. Travers), mulher séria e vaidosa vai mostrar às crianças que o mundo é feito de mágica sim, e irá resguardá-los dos desatinos dos adultos. Aliás, os poucos adultos que temos o prazer de conhecer conservam em si a alegria infantil, como o artista de rua Bert e o tio Albert, mais conhecido como Sr. Peruca. Este, “contaminado” pelo Gás do Riso vive a flutuar dentro de seu apartamento, para o júbilo de Michael e Jane que logo se juntam a ele para um chá nas alturas. 

Sempre pronta a colorir os dias mais cinzentos, Mary Poppins dribla o mau humor e o tédio com seu jeito severo – ainda que adorável – de descortinar o extraordinário até nos lugares mais corriqueiros. Num particular dia de malcriação, Mary Poppins mostra a Michael uma bússola que, segundo a babá, serve para dar a volta ao mundo. Sequências de sonhos passam então diante de nossos olhos, num dos trechos mais bonitos da literatura britânica – e por que não, mundial? Primeiro eles sentem um frio congelante e logo as crianças, estarrecidas, percebem que estão realmente no Pólo Norte. O Urso-Polar - amigo de longa data de Mary Poppins - os saúda e os convida para um lanchinho, mas que pena eles não podem ficar porque têm que dar a volta no mundo inteiro! A cada comando vocal da querida babá (Norte! Sul! Leste! Oeste), eles aterrisam numa parte remota da Terra e fazem amizade com o Panda, a Arara-Azul, o golfinho-fêmea Amélia e seu filhote Sapinho. Puro amor. 

Jane e Michael – e ainda John e Barbara que têm um capítulo incrível contado sob sua perspectiva – vivem muitas outras aventuras ao lado de Mary Poppins, mas a minha preferida (e ainda mais especial por causa da data de hoje) é a celebração do aniversário de Mary Poppins no zoológico, numa noite de Lua Cheia, ao lado de muitos animais amigos. Quando o Aniversário cai numa Lua Cheia, tudo vira de cabeça pra baixo. Nesta noite, os humanos é que vivem enjaulados e fazem estripulias para a diversão dos animais. Jane e Michael - os Visitantes Especiais - são recepcionados pelo Urso-Marrom, vestido elengantemente com um casaco de botões de bronze e um quepe na cabeça. As crianças passeiam pelos ambientes do zoológico e encontram os animais em plena harmonia: panteras, leopardos, antílopes, macacos, ouriços, cabras montanhesas e girafas. O Leão, muito gentil, oferece um braço a Jane e a leva para ver os humanos serem alimentados. Entretanto, as crianças conhecerão a verdadeira Rainha da Selva ao adentrar o Serpentário e presenciar uma cena inimaginável. A Hamadríade (ou cobra-real), que é prima de Mary Poppins, lhe oferece suas escamas douradas como presente de aniversário. Todos terminam a noite na Grande Corrente dançante que ovaciona Mary Poppins pelos seus anos. Que cena inesquecível! 

Uau, eu não pretendia me delongar tanto, mas é que Mary Poppins é inspiradora demais! Junte-se a Michael, Jane, John e Barbara e torne-se você também uma criança de Mary Poppins, antes que o Vento Oeste a leve para outras paragens. Mas não precisa ficar tão preocupado, ela voltará. Para nossa felicidade, ela voltará.

Mary Poppins
Autora: P.L. Travers
Ilustradores: bordados de Stella Gomes Guimarães sobre desenhos de Ronaldo Fraga
Editora: Cosac Naify
Temas: Fantasia; Universo infantil; Clássico
Faixa etária: À partir de 07 anos 
 
Jogue também: Como hoje é meu aniversário e eu gosto de coisas inusitadas, vou fazer uma indicação que remete à minha infância e me acompanha até os dias de hoje. Quem me conhece sabe que sou fanática por jogos de tabuleiro, e como hoje comemorarei jogando Imagem&Ação (Grow), nada mais justo do que compartilhar com vocês também. Para quem ainda não conhece, trata-se de um jogo onde os competidores precisam desenhar (no meu tempo podia ser mímica também) uma palavra-chave para a sua equipe. Simples e divertido, capaz de me deixar afônica de tanto gritar e rir!!!

"Pássaro e fera e pedra e estrela, somos todos um só, um só.
Criança e serpente, estrela e pedra...todos um só." [Ilustração de Kristyna Litten]
kristyna-litten.jpg