Livro do dia: Prato feito

Livro do dia: Prato feito

Posted by Kátia

Eu, como cozinheira, não consigo resistir a um livro que fale sobre comida. Melhor ainda: Prato Feito fala de comida com poesia. Oba! Guto Lins reuniu aqui os ingredientes mais gostosos, escreveu pequenos poemas para acompanhá-los e ainda fez umas ilustrações muito engraçadas, transformando os alimentos em bichos e criaturas risonhas. 

Pulei de alegria ao ver que ele juntou todas as gostosuras que adoro, como bolo, torta, pastel, pizza, queijo, ovo, arroz, pão...é delicioso compartilhar o livro com outras pessoas, seja o pai, a mãe, o amigo, o vizinho. Gostoso mesmo é ler junto, depois comentar sobre nossas comidas preferidas e imaginar tudo o que podemos criar com cada um daqueles pratos e ingredientes diferentes.

É uma felicidade sem fim! Um único livro se transforma num milhão de possibilidades. Por exemplo, o primeiro ingrediente do livro é o arroz e eu já fiquei pensando em: bolinho de arroz, risoto, sushi (amo!), arroz de carreteiro, arroz à grega, arroz negro com pato, arroz doce...pratos deliciosos que sempre me trazem boas recordações. 

E o melhor deixei por último: o livro acaba e Guto Lins nos dá de presentes algumas receitinhas, tem bolo de chocolate, almôndegas, cookies, pizza de pão árabe. É só juntar a turma e correr para a cozinha! Termino o texto com uma verdade absoluta sobre o pastel, que Guto escreveu: “Quem come pastel de feira, volta de qualquer maneira”. E já que hoje é Dia da Pizza, que tal tentarmos esta receita? 

Prato Feito
Autor/ilustrador: Guto Lins
Editora: Prumo
Tema: Gastronomia; Poesia
Faixa etária: À partir dos 04 anos 

Assista também: Cozinhar é uma arte e uma alegria, e isso é mostrado de maneira explícita em Ratatouille (idem, 2007), uma das minhas animações preferidas. Remy (também conhecido como mini chef) é o ratinho que tem paixão pelos ingredientes frescos e que sabe usar especiarias como ninguém! Lindo!!!