Livro do dia: O gato de cartola

Livro do dia: O gato de cartola

Posted by Kátia

Eu sei que o Dia Internacional do Gato foi no domingo, mas é que hoje é aniversário do Bento, meu fantasminha camarada, e eu PRECISAVA compartilhar o livro do melhor gato fictício de todos os tempos, o Gato de Cartola! Bentinho também é personagem das histórias de Happy Sally, um gato aventureiro que viaja de balão ao redor do mundo. Na vida real, ele também tem “aventura” como sobrenome, já se meteu em várias enrascadas, é falante, metido a rei do lar e guloso, ainda que esguio. Entre suas preferências estão sopa (ele enlouquece ao se deparar com uma tigela de sopa!), doce de leite, peito de peru defumado e frango assado (detalhe: Bentinho detesta ração no sabor de frango. Vá entender esse maluco!!!). Infelizmente não podemos estar ao lado dele hoje – ele está lá em Porto Alegre – mas a homenagem está feita. 

O livro do dia caiu como uma luva para esses dias chuvosos de São Paulo. Afinal, “num dia de chuva em casa sem ter nada o que fazer, o que mais extraordinário pode acontecer? Você receber a visita do gato de cartola!”

De gravata e sombrinha,
Vejam a pinta que ele tinha!
Foi entrando sorridente:
- Um bom dia, minha gente! 

Um menino, uma menina e seu peixinho dourado esperam a volta da mãe para casa. O peixinho não quer saber de confusão, a mãe não vai gostar deste gato de cartola! Mas o gato logo pega o aquário do peixe e o equilibra na ponta da sombrinha. Ele é um ótimo equilibrista, olha só o que ele consegue fazer: o peixe numa mão e na outra um livro e na cabeça uma xícara, montado em cima de uma bola. E mais ainda: um barquinho na ponta do dedo e mais um livro junto ao primeiro. No alto da cartola um bolo e num dos pés uma bandeja com copo e jarra de leite. A coisa vai piorando: um ancinho agora apoia o aquário, mais um livro e um leque no rabo. 

Mas de repente, que susto! Cataplum! Vai tudo ao chão e o peixinho voador vai parar na chaleira. Ele tenta expulsar novamente o gato, que diz ter mais um truque na cartola. Traz uma enorme caixa vermelha, fechada com cadeado, e de dentro dela saem duas criaturinhas: Alô e Olá. Elas são lindas, com uma grande cabeleira azul e macacões vermelhos, mas são também espevitadas e começam uma nova confusão. Empinam pipas dentro de casa e derrubam tudo: cadeira, quadro, espelho, aparador, abajur e vaso. No quarto da mamãe levam embora um vestido de bolinha e o peixinho de repente a avista ao longe. 

Desesperado, o menino pega sua rede e banca o caçador, prendendo Alô e Olá. O gato fica triste com o fim da brincadeira e vai embora cabisbaixo, decepcionado. As crianças olham para a bagunça, sem saber o que fazer. Mas eis que o gato volta com sua máquina de arrumar, cheia de mãos que varrem, empilham, organizam. Até o peixinho volta para o aquário. A mãe volta e pergunta o que as crianças estavam fazendo. E agora? Como eles contarão toda a história para ela? Amo, amo, amo, amo muuuuito Dr. Seuss e tenho essa edição antiquíssima da Editora de Orientação Cultural, sem ano de lançamento (relíquia das boas), mas o título ainda considerava o original em inglês, sem a bizarrice do “gatola”. Recomendo todos os livros de Dr. Theodor Seuss Geisel, e os filmes inspirados em sua obra, logo abaixo. E mais uma vez, feliz 09 aninhos, Branquelo!

O gato de cartola
Autor/ilustrador: Dr. Seuss
Editora: Cia. das Letrinhas
Temas: Universo infantil; Humor
Faixa etária: À partir de 04 anos 

Assista também: Na dúvida sobre qual filme baseado em Dr. Seuss é o melhor, fico com dois. Horton e o Mundo dos Quem! (Horton Hears a Who, 2008), conta a história do elefante de bom coração que protege uma cidade invisível, a Quemlândia, cujos habitantes minúsculos ignoram a existência da vida “lá fora”. Já no adorável O Lorax – Em Busca da Trúfula Perdida (The Lorax, 2012), o garoto Ted quer conquistar o amor de sua vizinha e parte numa busca desesperada para encontrar uma árvore, coisa rara na época em que vive. Impossível não se apaixonar enlouquecidamente pelo universo de Lorax – ele até me inspirou numa criação gastronômica, dê uma espiada na receita lá na seção Lancheira.

Bento, o legítimo gaúcho sedutor ♥♥♥♥♥
Bento.jpg