Livro do dia: O que faz de um Degas um Degas?

Livro do dia: O que faz de um Degas um Degas?

Posted by Kátia

Hoje é dia de Edgar Degas (1834-1917) e finalmente poderei falar um pouco mais sobre o Impressionismo, movimento artístico ao qual amo profundamente e do qual fazem parte, além de Degas, alguns dos meus preferidos como Van Gogh, Monet, Renoir e Turner. O Impressionismo surgiu na França, no século XIX, e uma de suas propostas era a de que as telas fossem pintadas ao ar livre, para que o pintor pudesse sentir e capturar com perfeição cada nuance de luz e da natureza ao seu redor. Só por conta disso, já me inspira. 

Mas os impressionistas vão além, e normalmente pintam diversas versões de uma mesma paisagem, de acordo com as mudanças de luz ao passar do dia e também com a passagem das estações. Muitos deles são influenciados pelo japonismo, a incorporação de elementos da arte japonesa na arte do Ocidente. Coisa linda de se ver. 

Degas foi certamente inpirado pelo japonismo, como vocês podem ver em obras como Absinto (1875-76). Mais famosa ainda é sua série sobre bailarinas, entre as quais se destacam Quatro Bailarinas em Cena (que aliás faz parte do acervo do MASP, espie ali nos Links Legais), A Primeira Bailarina (Museu d’Orsay) e A Espera (um dos que mais amo, está no Metropolitan). 

O livro do dia faz parte da ótima coleção “O que faz de um mestre um mestre?”, publicado pelo Metropolitan Museum of Art de Nova York e lançado aqui pela Cosac Naify (fiquem de olhos nos outros livros da coleção). Trata-se literalmente de uma visita guiada às obras mais conhecidas de Degas, bem como um estudo sobre o seu estilo de pintar, características únicas, e claro, a biografia do mestre. Muito completo, muito interessante, vale a pena adquirir a coleção. E agora vamos bailar que meus pés estão coçando de vontade! 

O que faz de um Degas um Degas?
Autor: Richard Mühlberger
Ilustrador: Edgar Degas
Editora: Cosac Naify
Tema: Arte
Faixa etária: À partir de 12 anos 

Colecione também: Quando vi o livro Museu Impressionista em Adesivos (Ed. Usborne) quase pirei, afinal são 100, isso mesmo 100 adesivos retratando algumas das obras que mais admiro na vida, com lindas molduras. Dá para ter vários exemplares, um para guardar, outro para usar e sair colando adesivos por aí e muitos para presentear. Sensacional!!!