Sobre

Este site foi pensado, sonhado, imaginado e criado em homenagem à Sally, minha linda cadelinha sharpei que agora vive no céu. Amiga. Companheira. Filha. O amor mais genuíno que tive, insubstituível. Hoje, 24 de março, é o aniversário dela, data que comemoramos com muita banana e leitinho por 07 anos. Este é o meu presente para Sally, uma maneira de honrar os momentos incríveis que passamos juntas.

Há alguns anos comecei a rabiscar histórias nas quais Sally e sua turma vivem muitas aventuras. Imaginem só a bagunça e a diversão que teremos por aqui com esses pequenos: uma sharpei apaixonada por banana, que adora cozinhar, e sua melhor amiga, uma tresloucada bruxa da natureza. Um peixe-boi, aficionado por histórias de detetives, um espantalho apaixonado, um gato balonista, uma abóbora (quer dizer, o Professor Abóbora) que dá aulas de arte e por aí vai.

Como uma forma de aprender a viver com minha perda, comecei a reformular as histórias e decidi publicá-las num site, a fim de compartilhar meus sentimentos e mostrar ao mundo o quanto Sally foi, é e será eternamente amada.

Sou uma grande entusiasta da literatura infantil, então aproveitei para criar o blog com dicas diárias e notícias, bem como os projetos de arte e as receitas. Apesar da tristeza que ainda me acompanha, espero encontrar beleza e inspiração no caminho que vem pela frente. Como bem disse o grande Toquinho:

Tellynha.jpgE o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...

Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...

Essa música, aliás, fez parte de um projeto escolar no qual os alunos (eu era realmente um toquinho de gente) tinham que interpretar a música, desenhando, pintando, fazendo colagens e o que mais viesse à mente. Ali comecei a amar as artes de uma forma geral: artes plásticas, música, literatura. E a paixão foi crescendo dia após dia. Talvez seja um bom sinal, começar assim, com as belas recordações da infância.

Estamos no início do nosso trabalho, testando, ajustando e tentando encontrar a melhor forma de trazer até vocês todo o encantador universo de Sally e seus amigos. Por enquanto é isso, sintam-se acolhidos. Divirtam-se com a turminha e nos acompanhem nesta jornada maravilhosa de livros, artes e delícias gastronômicas.

Antes de terminar, faço alguns agradecimentos. Nada disso seria possível sem o apoio incondicional do meu irmão Marcelo Moscone, que pegou as minhas ideias e sugestões malucas e as transformou neste belíssimo site. Um obrigada especial ao meu amigo Renato Medeiros que foi o responsável pelo lindo logo. E ao casal-sensacional Patrícia Almeida e Fernando Rodriguez Fernandes, que tem me ajudado muito com os projetos de arte para o Ateliê do Professor Abóbora. Beijo grande, queridos! Beijo grande, novos amigos e leitores!

Kátia Moscone


Sobre a escolha dos livros publicados no blog:

Os livros recomendados no blog não seguem nenhuma regra específica - pelo contrário, eis aqui um blog no qual não existem regras. Não estão organizados por ordem de lançamento, premiação ou lista de mais vendidos de nenhuma revista X. Eu simplesmente sigo o meu coração e publico aqueles que dizem algo, que se comunicam, que falam através de mim. São os meus preferidos, sejam eles livros antigos ou lançados na semana passada. Às vezes parecerão escolhas óbvias, mas quem disse que obras famosas ou que aparecem excessivamente na mídia também não têm o seu valor? Não pretendo deixar de fora o aclamadíssimo Alice no País das Maravilhas, nem A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília que, ao contrário do nome, é pouquíssimo conhecido por aqui. Livros não têm nacionalidade e espero que o mundo inteiro caiba neste espaço. Fiquem a vontade para me enviar sugestões de livros, terei o maior prazer em conversar com vocês sobre os livros de nossas vidas.

Sobre a faixa etária dos livros:

A sugestão de faixa etária dos livros é exatamente isso, uma SUGESTÃO. Leio com e para uma criança de oito anos quase todos os dias, e antes disso já li para crianças e com crianças das mais diversas idades. Ninguém nunca saberá ao certo o que vai no íntimo de cada uma delas, mas da minha experiência como livreira e coordenadora de acervo de biblioteca trouxe vários papos bacanas com pais e filhos.

Como bem disse o grande C. S. Lewis: "não preciso lembrar o público a quem me dirijo de que a classificação rígida dos livros segundo faixas etárias, tão cara a nossos editores, tem uma relação muito vaga com os hábitos dos leitores reais".

Termino com outra citação dele, que parece ter sido escrita especialmente para mim :)

"Aqueles que são censurados quando velhos por lerem livros de criança também eram censurados quando crianças por lerem livros escritos para mais velhos. Nenhum leitor que se preze avança obedientemente de acordo com um cronograma".

Que o digam aquele Goethe que li aos doze anos e aquele Shaun Tan que li há poucos dias...

Boa aventura para vocês, espero que se divirtam MUITO!!!