Livro do dia: Um zoológico no meu quarto

Livro do dia: Um zoológico no meu quarto

Posted by Kátia

Eu já comentei aqui sobre a minha contraditória relação com o humor e sobre a unanimidade que é Jules Feiffer quando se trata do assunto. Polivalente artista, vencedor do Pulitzer e do Oscar (saiba mais abaixo), Feiffer é a escolha perfeita para esse Dia do Cartunista. A data celebra o lançamento do primeiro cartoon em cores, The Yellow Kid, em 1895 (que também foi pioneiro no uso de balões para expressar a fala dos personagens). Jules Feiffer também está nessa estrada há um belo tempo: em janeiro comemorou seu 86º aniversário e mais de 80 anos de carreira. O primeiro desenho de Feiffer, aos cinco anos, retratava um cowboy mandando um bandido para a cadeia e ganhou a medalha de ouro num concurso de ilustrações. Daí para a frente, ele só colecionou prêmios. 

O livro do dia, além de contar as crônicas diárias de uma garotinha apaixonada por animais, traz o próprio Feiffer como personagem coadjuvante. Eu explico: a menina Julie, narradora da história, é a filha mais nova de Feiffer, que aparece em sequências hilárias, daquelas de rolar no chão de tanto rir. Aqui ele se autorretrata como um pai prestativo e carinhoso, mas que é um tímido convicto e não leva lá muito jeito para cuidar de animais. A adorável Julie, por outro lado, já decidiu que será uma veterinária e isso antes mesmo de completar 10 anos! O seu maior sonho é o de ter um chihuahua, mas os pais ainda a consideram muito novinha para assumir tal responsabilidade. 

E o que a determinada Julie faz então? Ela quer provar para eles que dá conta do recado sim e os convence a lhe presentear com outros bichinhos de estimação, pequeninos, fofinhos e aparentemente inofensivos. O primeiro animalzinho do zoológico particular de Julie é o arisco gato Timmy, que logo entra em conflito com o segundo, o hamster Hammy. Em seguida conhecemos o peixe-tigre Oscar com sua cara de gânster e também a sossegada tartaruga Turtelini (adorei o nome). Mas vocês pensam que isso é o suficiente para a aprendiz de veterinária? Que nada! Ela ainda ganha mais peixes, um caranguejo e cobiça o mascote da escola, o coelho Butch. 

Ao lado do pai e da mãe Jenny, a garotinha se mete em diversas trapalhadas, tudo por conta de seu desejo de cuidar de todos os animais do mundo! Numa viagem particularmente engraçada onde Timmy causa o maior rebuliço e acaba até fugindo da polícia, Julie conhece o amor de sua vida: a doce gatinha Jessie. O novo membro da família até que apazigua um pouco os ânimos, mas acaba sendo um dos “algozes” de Feiffer num episódio que certamente vai te levar às lágrimas de tanto rir e que eu chamo de “revolução dos bichos”. Impossível não amar um autor que tem a capacidade de rir de si mesmo e que também consegue cativar até aqueles – como eu – que não têm muita inclinação para o humor. Jules Feiffer é só amor, palmas para ele em seu dia. 

Um zoológico no meu quarto
Autor/ilustrador: Jules Feiffer
Editora: Companhia das Letras
Temas: Universo infantil; Humor; Família
Faixa etária: A partir de 11 anos 
 
Assista também: Jules Feiffer venceu o Oscar na categoria curta de animação em 1961, com o rebelde garotinho Munro. Aos quatro anos de idade ele não quer nem saber de lavar o rosto, comer ou ir para a cama até que recebe uma carta convocando-o para o exército! Não importa com quem ele fale – o médico do exército, psiquiatra, padre e até o próprio general -, parece que ninguém se dá conta de que ele é apenas uma criança. Será que Munro vai conseguir voltar para casa?

Jules Feiffer + Maurice Sendak = ♥♥♥♥♥
Jules_Feiffer_-_Sendak.jpg