Livro do dia: O voo do golfinho

Livro do dia: O voo do golfinho

Posted by Kátia

Ondjaki é um jovem poeta e intelectual angolano – além de escritor, é licenciado em sociologia, especializou-se em estudos africanos e também atua no meio cinematográfico. Em 2010 venceu o Prêmio Jabuti na categoria juvenil e foi aí que passei a conhecer suas obras voltadas aos pequenos leitores. O livro do dia narra uma história surpreendente e é ilustrado magicamente por Danuta Wojciechowska. 

Logo de cara, ficamos estarrecidos: o personagem principal é um golfinho que também é um pássaro. Simples assim. O golfinho cresceu no mar, a brincar com os seus amigos. Mas sempre lhe diziam que ele tinha um “bico diferente”. Golfinho tem bico? Pois é, esse tinha. Um bico lindo e alaranjado, por sinal. Ele nadava muito rápido e adorava saltar, e mais uma vez seus amigos o provocaram: “Já saltas como um pássaro”.

Os seus saltos são um espetáculo para os olhos, pois delicadas plumas acompanham seus movimentos. Ao ver seu corpo espelhado na água, o golfinho sente que a sua essência, a sua alma, o seu olhar são os de um pássaro. Ele fica imensamente feliz, dá adeus aos amigos e vai brincar perto das nuvens, com vários pássaros diferentes. Cheio de carisma, o nosso amigo golfinho-pássaro logo se enturma com uma ave que havia sido uma serpente. Outro vivera como canguru, e outro como camaleão, e gato, e elefante e girafa. Nesta sequência magnífica, vemos os pássaros voando no céu, e em seus interiores estão representados os diversos animais que foram um dia. As ilustrações parecem pinturas saídas de sonhos. 

E assim o novo grupo de amigos fica conhecido como o bando da liberdade, um bando de pássaros que eram outros bichos, mas que sempre desejaram voar. Pássaros de todas as cores, tamanhos e espécies, pássaros livres a cantar e encantar. Mas fiquem sabendo que o pássaro-golfinho ainda tem mais um segredo, que ele só revela bem no finalzinho do livro – e que traz  outra surpresa à história tão única e especial. Uma verdadeira obra de arte que merece ter destaque em sua estante. 

O voo do golfinho
Autor: Ondjaki
Ilustradora: Danuta Wojciechowska
Editora: Companhia das Letrinhas
Temas: Natureza; Poesia
Faixa etária: A partir de 04 anos 
 
Leia também: Mais um autor africano da língua portuguesa, Mia Couto aparece aqui em rara versão infantojuvenil. Em O Gato e o Escuro (Ed. Cia. das Letrinhas) encontramos o curioso Pintalgato que desobece a mãe e ultrapassa a fronteira do dia. Depois de um encontro com o escuro, ele terá que vencer seus medos e se adaptar às mudanças. Com a ajuda da mamãe fica mais fácil, claro.

Danuta: poesia que flutua [Ilustração do livro O Menino Eterno, de José Jorge Letria]
Danuta_Wojciechowska_O_Menino_Eterno_2002.jpg