Livro do dia: Uma menina chamada Julieta

Livro do dia: Uma menina chamada Julieta

Posted by Kátia

Ai, que felicidade, hoje é dia de falar sobre o querido Ziraldo, meu grande companheiro de infância. Alguns dos melhores livros de todos os tempos saíram da mente genial de Ziraldo, como Flicts (meu preferido, amo, amo, amo, certamente falarei sobre ele aqui), O Menino Maluquinho, Bichos, Bicho!, O Joelho Juvenal, O Planeta Lilás e O Bichinho da Maçã (já o citei rapidamente na inauguração do blog, aqui).  Já o livro do dia não fez parte da minha infância – foi lançado em 2009 – mas depois de uns minutinhos de leitura ganhou um lugar especial no meu coração, como era de se esperar. 

Julieta, ou Juju para os amigos, apareceu pela primeira vez no livro do Menino Maluquinho, como uma das meninas da turma. Antes “desfocados”, os personagens tiveram que ganhar nome, rosto e personalidade quando Ziraldo decidiu publicar historinhas da turma do Maluquinho nos jornais e gibis. Agora Juju ganha o mundo por conta do livro e do blog que mantém na web. Um simpático e muito educativo blog, diga-se de passagem. 

Eu fiquei extremamente agradecida pelo livro (que foi escrito após Ziraldo ser questionado por uma garotinha), afinal nós meninas também jogamos futebol e também amamos super-heróis. Que isso fique bem claro! Aliás, uma das coisas mais graciosas a respeito de Juju envolve um super-herói, o Shazam/Capitão Marvel. A roupa da garota (que mais parece um uniforme de heroína, uhuuuuu) consiste numa saia plissada branca e numa camiseta vermelha com o tal raio do Capitão Marvel. 

A verdade é que a camiseta foi presente da avó de Juju, uma homenagem ao avô que adorava o super (e se parecia muito com ele!) e que acabou viciando a esposa nas histórias em quadrinhos. Eu achei isso tão adorável! Enfim, conheçam o dia a dia de Julieta, com muitas brincadeiras de boneca e também muitos jogos de videogame. Porque não existe brincadeira de menina ou de menino, só existem brincadeiras de crianças felizes e Julieta é certamente uma delas. 

Uma menina chamada Julieta
Autor/ilustrador: Ziraldo
Editora: Melhoramentos
Tema: Universo infantil
Faixa etária: À partir de 04 anos 

Leia também: Os Saltimbancos (Ed. José Olympio) é uma peça infantil traduzida e adaptada por Chico Buarque, que tem músicas contagiantes (“uma pirueta, duas piruetas, bravo, bravo”) e a versão impressa conta com as sempre inspiradoras ilustrações de Ziraldo. Item de colecionador, um clássico!