Livro do dia: O livro da Nina para guardar pequenas coisas

Livro do dia: O livro da Nina para guardar pequenas coisas

Posted by Kátia

Hoje é celebrado o Dia do Brincar, instituído pela Unesco como uma forma de resgate e incentivo das brincadeiras de criança. Parece uma coisa óbvia, um direito e um dever adquiridos de cada criança deste mundão afora, mas em tempos de tantas distrações tecnológicas é cada vez mais raro ver uma criança subindo numa árvore. Ou rolando na grama com um cachorro. E o que diremos de um jogo interativo, uma brincadeira de roda, uma partida de futebol? Pois esse é um dia para reflexão. E muitas brincadeiras, por favor! 

O livro do dia não é necessariamente interativo e sim um tipo de caderno de recordações, um lugar para você guardar as memórias destes dias incríveis de tantas brincadeiras, descobertas e alegrias. Por outro lado, você pode compartilhar as atividades com seus amigos e olha que isso dá muito certo porque o livro é grandão e todo mundo consegue brincar ao mesmo tempo. Ele foi criado pelo célebre artista plástico Keith Haring como um presente especial para o sétimo aniversário da Nina – lá em 1988 -, filha de seu grande amigo Francesco Clemente. 

Nina, aliás, tem ótimas lembranças do tempo que passou ao lado de seu melhor amigo Keith, que na realidade era uma criança grande e nunca viu o menor problema na diferença de idade entre ambos. Ele gostava de brincar e pronto. E foi isso que ele levou para dentro do livro, a possibilidade de brincadeiras malucas e infinitas. Aqui não há espaço somente para flores secas e desenhos de borboletas, mas também uma página dupla para você terminar a bagunça de cores que ele começou e também uma lista onde pode enumerar as coisas grandes que gostaria de colocar dentro do livro, se não fosse o livro de guardar pequenas coisas. Hilário. 

O tom bem humorado do artista está presente em cada uma das páginas, seja nos desenhos divertidos de homenzinhos voando em bolas coloridas ou na proposta que faz aos leitores: guardar ali uma coleção inteira de flocos de neve. Ou talvez as pequenas coisas que o coelho encontrou no alto da escada. Ou ainda as coisas que um passarinho te contou. Impossível? Claro que não se você usar a imaginação! Então, coloque o seu livrão debaixo do braço e leve-o contigo para o parque, garanto que Keith Haring não se importaria se ele ficasse um pouquinho sujo de terra. Pelo contrário, ele daria boas risadas por conta disso. Enjoy it! 

O livro da Nina para guardar pequenas coisas
Autor/ilustrador: Keith Haring
Editora: Cosac Naify
Temas: Arte; Livro de atividades
Faixa etária: A partir de 04 anos 
 
Brinque também: Ciranda dos Bichos (Melhoramentos) é um lindo livro-brinquedo do grupo Palavra Cantada. Ele vem com cinco quebra-cabeças de animais da fauna brasileira – jacaré, cascavel, caranguejo, tuiuiú e o meu amado peixe-boi. Além de brincar com as peças dá pra ouvir e cantar junto as musiquinhas de cada um deles. E quem disse que eu consigo para de cantar? “A dança do peixe-boi, quero ver quem sabe dançar, rebola pra lá, rebola pra cá e abre a boquinha assim. Me dá um beijinho e nada um pouquinho, depois dá a mão pra mim.” Só amor.

Brincando muuuuuito no ritmo de Keith Haring 
keith-haring2.jpg