Livro do dia: Um cadáver ouve rádio

Livro do dia: Um cadáver ouve rádio

Posted by Kátia

Hoje eu vou falar sobre uma série de livros que fez a alegria da minha infância e adolescência: a série Vaga-Lume, da editora Ática. A coleção foi lançada à partir da década de 70 e ao todo são mais de 100 volumes publicados. Entre os meus autores preferidos da série estão Lúcia Machado de Almeida com O caso da borboleta Atíria (logo mais tem texto sobre este clássico aqui) e O escaravelho do diabo; Maria José Dupré com A ilha perdida (amo, li mil vezes!) e, o meu favorito absoluto, Marcos Rey e seu trio de detetives mirins sempre envolvidos em grandes aventuras. E é claro que falarei hoje sobre Ângela, Leo e Gino e um rocambolesco caso de mistério. 

Primeiro, temos que conhecer os personagens: Leo trabalha como mensageiro no luxuoso hotel Emperor Park, na Bela Vista, bairro de São Paulo. Ele tem uma quase-namorada, Ângela, menina rica e esperta que vive no bairro dos Ingleses. O terceiro elemento do trio é Gino, primo de Léo, cadeirante e enxadrista, extremamente inteligente. Há alguns outros personagens importantes para a trama, como Guima, porteiro do hotel, um homem vivido e grande amigo dos jovens; o delegado Arruda; Rafael e Iolanda, pais de Leo; e tia Zula. 

O mistério de Um cadáver ouve rádio envolve o assassinato do sanfoneiro Boa Vida, figura querida do bairro do Bixiga. Um assalto é descartado, porque nada é roubado, exceto uma velha e quase decrépita sanfona. A arma do crime logo surge: um sabre chinês. Mas, afinal, quem mataria um pobre homem que vivia numa construção abandonada? O trio começa a seguir as pistas e encontra possíveis suspeitos: o ex-amigo sanfoneiro João Valentão, com quem Boa Vida tivera uma briga feia, a esposa Elvira sobre a qual nunca falara e o primo enriquecido Sandoval, que tinha vergonha dele. 

Inocência, coragem, sagacidade e ousadia fazem parte do dia a dia dos adolescentes, que investigam pessoas perigosas sem medo, observam detalhes quase microscópicos e são mais rápidos em montar quebra-cabeças do que a própria polícia. Mas por que João Valentão fugiu da polícia? Por que Elvira tem pacotes suspeitos na sua loja? E por que Sandoval se recusou a acolher Boa Vida no dia anterior à sua morte? Isso só vai saber quem ler o livro até o fim. E não pare por aí, há mais três livros com os nossos queridos detetives: O mistério do cinco estrelas, O rapto do garoto de ouro e Um rosto no computador. Marcos Rey é um grande ídolo, escreveu uma infinidade de títulos infantojuvenis (mais de uma dúzia só na série vaga-lume) e logo mais aparecerá por aqui de novo. É uma promessa :D 

Um cadáver ouve rádio
Autor: Marcos Rey
Editora: Ática
Tema: Aventura
Faixa etária: À partir de 10 anos.

Assista também: Na Londres vitoriana, o jovem estudante Sherlock Holmes e seu parceiro Watson investigam uma série de crimes envolvendo alucinações fatais. Um dos meus filmes preferidos de infância, O Enigma da Pirâmide (Young Sherlock Holmes, 1985) é daqueles pra rever mil vezes.