Livro do dia: Um dia na vida de Amos McGee

Livro do dia: Um dia na vida de Amos McGee

Posted by Kátia

Quando me deparei com este livro pela primeira vez, senti que seria amor eterno. Foi uma surpresa e tanto à princípio, desconhecia os autores, não sabia nada sobre eles (eles formam um casal, na verdade) ou sobre a história do livro. Mas, antes de terminar a leitura, já estava certa de que se tratava de uma paixão fulminante: pelo tema, pela delicadeza da abordagem e, claro, pelas deslumbrantes xilogravuras de Erin Stead. Uau! As ilustrações são de deixar o queixo caído!!! 

Eu realmente acredito na amizade, no quanto uma voz amiga pode salvar o seu dia, mesmo que esteja a 1.200 quilômetros de distância. Eu vivo isso. É o que torna o livro tão especial para mim. Amos McGee é um senhor muito bem disposto e animado, que ama o seu trabalho no zoológico. A felicidade para o senhor McGee é estar ao lado de seus queridos amigos, os animais que vivem lá. 

Ele joga xadrez com o elefante, aposta corrida com a tartaruga, puxa conversa com o tímido pinguim, tem sempre um lenço à mão para o rinoceronte que vive espirrando. E conta histórias ao pôr-do-sol para a coruja, que curiosamente tem medo do escuro. O senhor McGee ama a todos os bichos e é muito amado por eles também. Um dia, porém, Amos McGee fica resfriado e não pode ir ao trabalho. 

Os animais, inconsoláveis, não sabem o que fazer sem o amigo. Sem parar muito tempo para pensar, pegam o ônibus e vão direto para a casa do senhor McGee. Lá chegando, preparam o chá, mantêm o amigo bem quentinho, jogam xadrez e, na hora de dormir, lêem uma historinha para ele. E, claro, dormem todos juntos bem aconchegados. Um livro fundamental na minha vida! 

Um dia na vida de Amos McGee
Autor: Philip Stead
Ilustradora: Erin Stead
Editora: Paz e Terra
Tema: Amizade
Faixa etária: À partir de 04 anos.

Leia também: A sintonia entre um menino e os animais, desta vez na natureza selvagem, é o tema do clássico O livro da selva (Ed. L&PM). Além das histórias do famoso menino lobo, o volume reúne outros contos protagonizados por bichos, como A foca branca e Rikki-tikki-tavi.

Amigos carinhosos ♥
amos-mcgee.jpg