Livro do dia: Hipo pode nadar

Livro do dia: Hipo pode nadar

Posted by Kátia

Hipo é um hipopótamo muito fofo que tem medo de água. Ele passa os dias na beira da lagoa, contemplando a diversão alheia. Ainda que seus amigos e familiares insistam, Hipo não tem coragem nem para molhar os pés na água. Então ele resolve se divertir de outra forma e procura descobrir os hobbies de outras espécies de animais. Bom, os coelhos pulam corda e ele bem que tenta entrar na brincadeira, mas é tão pesado que mal consegue levantar os pés. Os coelhos, solidários, dizem que tudo bem, os hipopótamos sabem nadar e eles não. Hipo dá de ombros e segue em frente. 

Logo depois, Hipo encontra uma árvore repleta de passarinhos e pensa como seria agradável passar um tempo com eles. Tenta subir na árvore, mas o seu peso quebra todos os galhos. Novamente Hipo é consolado, todos admiram a habilidade dos hipopótamos para a natação. Hipo continua a passear pela floresta e faz amizade com um gambá. Ao visitá-lo em sua toca, que é um buraco no chão, Hipo fica preso: infelizmente não poderia permanecer naquele espaço tão exíguo. 

Um macaquinho vê Hipo sozinho e o chama para brincar. Mas não adianta, nem sete macacos conseguem contrabalançar o peso de Hipo na gangorra. Deprimido, Hipo pensa que “talvez os animais grandes como eu não consigam se divertir.” Então ele se enche de coragem e prende a respiração. Dá um belo mergulho na lagoa e em questão de segundos descobre coisas incríveis. Uau, Hipo percebe que na água ele fica tão leve quanto um macaco! E pode voar como um passarinho! Pode pular e tem muito espaço para se mover. Isso é fantástico! 

As ilustrações digitais do designer argentino Pablo Bernasconi são maravilhosas e complexas, cheias de camadas e texturas. Quase dá para sentir o toque da pele encouraçada, os cílios volumosos e as unhas afiadas de Hipo ou a densidade e o frescor da água. Bernasconi é também caricaturista e tem uma série de retratos de personalidades que é de uma criatividade invejável. Ele faz colagens com objetos tão diversos como uma maçã mordida e um balão de festa, vocês precisam conhecer. Logo mais estarei aqui com seu delicioso O mago, o horrível e o livro de feitiçaria. Ou seja, estejam preparados para os muitos feitiços de Bernasconi que ainda vão rolar no nosso pedaço :D 

Hipo pode nadar
Autor/ilustrador: Pablo Bernasconi
Editora: Girafinha
Tema: Medo
Faixa etária: 04-06

Conheça também: A adorável quadrinista argentina Ciervo Blanco, que publica um trabalho para lá de intimista em seu blog (aqui). As tirinhas tratam de sentimentos, como a saudade de um gatinho ou a inspiração causada pela chuva, e também fala sobre possibilidades fantásticas, como o encontro inusitado com o escritor Haruki Murakami ♥  Moça sensível e de extremo bom gosto.

Hey Ho Let's Go! Meu mega-ídolo Joey Ramone, por Pablo Bernasconi

joey-ramone.jpg