Livro do dia: O grande livro das tias

Livro do dia: O grande livro das tias

Posted by Kátia

Ser tia é uma coisa maravilhosa. Melhor do que isso, só ser tia de novo! Às vésperas do segundo aniversário de minha sobrinha Anna, me preparo para o nascimento da irmãzinha dela, Isabella. E ninguém melhor do que meu companheiro de infância, Ziraldo, para dar uma força nesses intensos preparativos: “A tia é o melhor amigo do Homem. Na sua fase menino ou menina, é claro. Afeto de tia compensa ausência de afeto de mãe, quando a gente está longe de casa”. Quanta responsabilidade, não? Por isso já tratei de fazer amizade com as outras tias do livro do dia e vou aprendendo aos poucos a me tornar uma tia incrível. 

Bom, há a tia que não é exatamente tia, e sim professora, e vive dando bronca no menino que não consegue chamá-la de mestra. Através da brincadeira com os números de um a dez, o garoto vai evoluindo, estudando mais e mais, lendo muitos livros, caprichando na tabuada e acaba ganhando o carinho da professora e a tão sonhada nota 10. Ziraldo também lança mão de figuras de som na criação de seus poemas e nos apresenta a uma galeria impressionante de tias. Tem a tia que se esparrama pelo chão para agradar o sobrinho. E a tia Fá, que fazia bolo de fubá (o leite, o cafezinho e o chá também). Ah, eu me vejo muito como essa tia cozinheira, que canta na cozinha e recheia suas receitas com muito amor. 

Tia é aquela que tem que dar presente “como se tivesse ninhos pra botar os seus ovinhos pros coelhinhos de Páscoa”. Tia é aquela que, de tão doce, é seguida por uma carreirinha de formigas. A Tia Dora tem o Seu Teodoro que a adora. Já a tia gaga Titiana entrou numa disputa com a tia Gó - que na verdade se chamava Glória e era gaga ao contrário: em vez de esticar palavras, comia metade delas. Tem ainda uma banda de tias, com uma que toca tuba e a tia-avó que toca tambor. Aliás, toda tia-avó tem um coração tão grande que fica difícil dizer o tamanho. Pois, se o amor de uma avó já é incomensurável, imagina juntar tudo isso ao amor de tia, que tem o maior xodó do mundo. Uau! 

Mas eu me identifico mesmo é com a tia desmazelada. Ah, essa é a melhor tia que existe!!! Ela não fica zangada nunca, não prega sermão e por isso tem tempo de sobra para mimar todos os seus sobrinhos queridos. Ela adivinha os presentes com os quais os sobrinhos sonham, ela deixa os pequeninos fazer todo tipo de travessura (e se bobear ela faz junto!). A tia desmazelada vai ao parquinho e brinca em todos os brinquedos, deixa o sobrinho rolar no chão, andar no mato, brincar na lama e até perder o sapato. Leva ao cinema, teatro, exposição de arte, show de música ou fica junto em casa, lendo e fazendo brigadeiro. “Na opinião de mãe, tia é que nem criança: não cresce nunca por dentro”. Pois é, essa tia sou eu! Você pode se identificar ou encontrar a sua tia entre as muitas interessantíssimas do livro, inclusive entre aquelas que fizeram parte da vida e da família do autor. O importante é que ninguém esqueça mais essa pérola do grande Ziraldo: “As tias são, em geral, verdadeiras amigas de infância de seus sobrinhos e sobrinhas”. Eu concordo totalmente. 

O grande livro das tias
Autor/ilustrador: Ziraldo
Editora: Melhoramentos
Temas: Universo infantil; Poesia; Família
Faixa etária: À partir de 04 anos 
 
Leia também: Poxa, eu sei que nós tias somos as melhores amigas da infância, mas os tios também são! Meu tio (Editora CosacNaify) foi inspirado num filme que amo, dirigido e estrelado por Jacques Tati em 1958. Conta a história de um menino que admira muito o seu tio Hulot, visto como inconsequente pela família. Enquanto os pais do garoto são adeptos da vida industrial e moderna, Hulot admira as coisas simples da vida, como passear pela cidade e cuidar de cães de rua. E é lógico que é justamente isso que encanta o garoto, como não?

Aunt Amelia, uma exemplar tia desmazelada Smile [Arte de Rebecca Cobb]
aunt-amelia-by-rebecca-cobb.jpg