Livro do dia: Flicts

Livro do dia: Flicts

Posted by Kátia

Eu já sei, eu já sei, podem me acusar de favoritismo – afinal estivemos com Ziraldo há pouco mais de uma semana, aqui – mas eu jamais deixaria de comemorar o aniversário dele. Feliz aniversário de 80 anos, mestre Ziraldo!!! E como eu já havia prometido antes, o livro do dia é finalmente Flicts, um dos meus livros inseparáveis de infância.

Flicts era uma cor rara e triste, meio cor-de-burro-quando-foge, que não tinha a força do vermelho, nem a luminosidade do amarelo ou a calma do azul. Era apenas o aflito e feioso Flicts. Nada no mundo tinha a cor de Flicts. Você certamente já viu milhares de coisas nas cores roxa, cor-de-rosa ou até furta-cor, mas Flicts...poxa, ninguém nunca viu nada com a cor dele. 

O tristonho Flicts passa a buscar seu lugar no mundo, avista uma caixa de lápis de cor, pede licença, bem que devia ter um espacinho para ele no meio daquele mundaréu de cores. Mas não, as cores belas não querem saber de Flicts. Um jardim florido na primavera surge como um sonho ante os olhos de Flicts, mas nenhuma cor quer brincar com ele. Um dia ele vê um arco-íris riscar o céu depois de uma chuva bem cinzenta e fica maravilhado. Mas nem o Vermelho, ou o Verde, ou o Laranja, nem ao menos o Azul Anil o permite entrar na roda. 

Persistente, Flicts procura um trabalho numa bandeira, afinal existem tantas bandeiras no mundo, é certo que haveria um cantinho para ele, quem sabe numa faixa de bandeira, num escudo ou brasão? Até numa estrelinha servia. Nada. Flicts percorre o mundo, desde os países mais bonitos até os mais distantes, das terras mais antigas aos países mais jovens. Ele simplesmente não encontra o seu lugar. Então decide parar. E no último suspiro de tristeza finalmente encontrará seu lar num satélite natural que inspira os corações apaixonados. Lindo, sutil e delicado, é exatamente assim que vejo o adorado Ziraldo. Mil parabéns!!! 

Flicts
Autor/ilustrador: Ziraldo
Editora: Melhoramentos
Temas: Preconceito e tolerância
Faixa etária: 04-06 

Leia também: Será que os sentimentos têm cores? Um elefantinho cinzento passa um dia inteiro tentando descobrir a resposta para essa questão em Qual é a cor do amor? (Ed. Brinque-Book). Uma maneira divertida e fofa de ensinar as cores para os pequeninos. 

Cadê o Flicts? [A world of colors, por Luis Argerich]
Colored-Pencils2.jpg