Livro do dia: O pequeno grande livro da tristeza feliz

Livro do dia: O pequeno grande livro da tristeza feliz

Posted by Kátia

Às vezes, a tristeza e o hábito da solidão nos impedem de travar novas amizades. Ou não permitem que uma pessoa que nos ama chegue um pouquinho mais perto. É a sensação de não pertencer a nenhum lugar do mundo, a incapacidade de expressar o que pulsa no seu íntimo, uma incurável dor latente. Na arte dos sentimentos profundos, Colin Thompson é mestre! 

Jorge mora com a sua avó e com um grande vazio dentro de si, vazio deixado pela ausência dos pais. O menino ama a vovó, mas os dois vivem em planetas completamente diferentes. Toda sexta-feira, antes de enfrentar um final de semana solitário, Jorge visita o canil público e vai direto para a última cela do último corredor. É um lugar triste, feio, enferrujado, onde ficam os cães abandonados antes de sua última viagem ao paraíso. Numa sexta-feira qualquer, Jorge encontra um cachorro que mudará sua vida. 

O menino olha para o cão, o cão olha para ele, e ambos enxergam reflexos de si mesmos, um no outro. Com o apoio da avó, consegue adotar Jeremias, o cão desleixado de três pernas. Pela primeira vez em sua vida, Jeremias ganha presentes: uma coleira azul-celeste, uma guia e uma medalhinha com seu nome. Presentes maiores do que estes ele encontra em seu novo lar: um sofá quentinho em frente à lareira, uma almofada, um jantar delicioso e, o principal de tudo, a devoção sincera de uma criança não mais sozinha no mundo. 

Jorge e a vovó constroem uma perna postiça de papel machê para Jeremias, para que o cachorro experimente a sensação de correr livremente por aí. Uma pena que os cães não possam exprimir um sorriso...porque naquele momento, correndo no quintal, Jeremias sorriu por dentro. E o vazio de Jorge? Transformou-se em felicidade compartilhada com a pequena grande família. 

O pequeno grande livro da tristeza feliz
Autor/ilustrador: Colin Thompson
Editora: Brinque-Book
Temas: Perda; Amor.
Faixa etária: À partir de 04 anos.

Conheça também: Eu simplesmente AMO o polivalente artista britânico Colin Thompson. Minha dica de hoje é o site oficial dele (em inglês, nos links legais) onde vocês podem encontrar seus livros, artes de fãs e conhecer Max, personagem inspirado no cachorro de Colin e que está presente em quase todas as obras dele. Adorável :)

Colin Thompson, criador de universos fantásticos ♥
colin-thompson-stairs.jpg