Livro do dia: Debaixo de uma cerejeira - Histórias contadas no Japão

Livro do dia: Debaixo de uma cerejeira - Histórias contadas no Japão

Posted by Kátia

Hoje é o aniversário da minha mãe, Antonia, e ultimamente ela tem se dedicado a leitura de contos populares japoneses, como uma forma de colecionar histórias para a minha sobrinha Anna Midori, que nascerá no final de maio. Estamos todos ansiosos com a chegada de Anninha, que será a primeira criança em nossa família depois de muuuuuitos anos. Enfim, dedico o livro do dia à minha mãe, que a cada dia busca formas mais originais de conectar-se com a futura neta. Sei que a mama lerá este livro com todo carinho e compartilhará todas as descobertas com a nossa japonesinha preferida ♥

Bom, fecho os olhos e nos transporto para a antiga Kyoto, uma cidade tão bonita que mais parecia a morada de princesas e príncipes encantados, com seus quimonos claros, sandálias de madeira e joias de marfim. As ruas eram todas pavimentadas com motivos geométricos. As casas, de madeira, não tinham janelas ou portas com chaves. Todas as paredes eram feitas de telas de correr abrindo-se e fechando-se completamente para as paisagens tranquilas dos jardins. Em volta do portão Suzaku, entrada principal da cidade, avistavam-se três cadeias de montanhas, que rodeavam a cidade, como se ela fosse um metal precioso fincado entre rochas. No verão as cerejeiras ficavam carregadas de flores cor-de-rosa. 

Os jovens pretendentes aprendiam lindas histórias para contar para suas musas inspiradoras. Um rapaz chamado Tadazane apaixonou-se pela delicada Tadawari e, a cada noite, contava uma história diferente para ela. Numa das histórias, um grupo de carregadores recusa um único melão a um velho faminto. Ele se vinga plantando os caroços que os malvados cuspiam e criando uma plantação monumental que surge diante dos olhos de todos. Há também a história de um bebê encontrado numa floresta, rodeado de pó de ouro, que cresce e torna-se uma linda moça. Uma legião de apaixonados apresenta propostas, mas ela declina, dizendo que veio de outro mundo e que um dia iriam buscá-la. 

Tadawari ouve as histórias atentamente, apesar de considerá-las pouco românticas. Decide propor um desafio ao namorado, pedindo-lhe uma história sobre raposas (que eram muito importantes para o Japão antigo porque simbolizam esperteza). Mas, além desta história, Tadazane precisa captar a atenção de sua amada por uma noite inteira, com uma história ainda mais incrível, para que ela possa finalmente convencer-se de suas boas intenções e aceitar o pedido de casamento. Todas as histórias do livro são ótimas, em especial as duas últimas, a da raposa e a mais romântica das narrativas, tão aguardada pela moça. Uma lindeza de livro para ofertar para as pessoas mais queridas de sua vida. Felicidades, mama! Muitos e muitos anos de vida e energia para compartilhar com Anna, nossa preciosidade Smile

Debaixo de uma cerejeira
Autora: Kátia Canton
Ilustrador: Luiz Hermano
Editora: DCL
Tema: Cultura japonesa
Faixa etária: À partir de 07 anos 

Assista também: Hoje também é o Dia Internacional do Gato, e como a minha mãe ama gatos, recomendo aqui um filme da minha infância, que assisti em mais de uma ocasião ao lado de meus pais e irmãos. As Aventuras de Chatran (Koneko Monogatari, 1986), fala sobre as descobertas de um jovem gatinho, que perde o rumo de casa e tem um primeiro contato com outras esplêndidas formas de vida.  O filme é dirigido pelo zoólogo Masanori Hata e a fotografia, vale ressaltar, é puro êxtase. Assistam!

Asagao, ou Manhã Gloriosa, uma flor para presentear a mamãe neste dia especial [Ilustração de Shizuka Karasawa]
shizuka-karasawa-asagao.jpg