Livro do dia: Juju na cozinha do Carlota

Livro do dia: Juju na cozinha do Carlota

Posted by Kátia

É claro que no Dia da Cozinheira falaremos sobre o livro da incrível chef Carla Pernambuco. Quem aí não conhece aquela moça gaúcha que tem um restaurante fenomenal em São Paulo (num dia especial com meu amado, aliás, provei ali uma das maiores delícias da minha vida, um risoto de arroz negro com pato, divinooooo), que está sempre de alto astral, apresenta o melhor programa de gastronomia na televisão e ainda por cima é generosíssima ao adicionar ingredientes em suas receitas?  E este fato é mais do que relevante, virei fã número um ao vê-la colocar “um pouco” de manteiga numa de suas preparações . Pois é, aqui no Happy Sally somos apaixonados por ela, e já comentamos sobre seu livro infantil mais recente, aqui. 

O livro do dia foi escrito em 2004, quando a filha de Carla, a Juju do título, tinha apenas sete anos e se arriscava na cozinha do restaurante da mãe (hoje a jovem multitalentosa também é bonequeira e fotógrafa, um amor!). Aqui Juju e Carla apresentam receitas fáceis, que podem ser preparadas apenas pelas crianças ou “só com um pouquinho de ajuda de um adulto”. Cozinha é ponto de encontro, recinto acolhedor de muitos amigos e familiares. Porque melhor do que cozinhar, é cozinhar para e com amigos. Eu, que costumo cozinhar com a Nat (agora com nove anos) posso dizer que aprendo muito com ela. Ela é minha fiel ajudante, mas também me ensina muitas coisas, como por exemplo, ter paciência e não ser tão perfeccionista. E, o mais importante: uma bela risada conserta qualquer receita que saiu errada. 

No Dia da Cozinheira não tem como eu não pensar naquela que para mim é a melhor de todos os tempos: a minha amada vovó Rosa. Nossa, são tantas as lembranças que tenho de sua enorme cozinha. Sempre quentinha, sempre perfumada, sempre repleta de delícias. E eu lá, aprendendo a enrolar brigadeiro – todos do mesmo tamanho! -, encantada com bolos de todos os tamanhos e formas. O bolo de coelho, o bolo de avião, o bolo de cachorro e, o melhor de todos, o bolo de relógio cuco para o aniversário do meu irmão Marcelo. Foi naquela cozinha que eu me tornei confeiteira. Nunca mais haverá cannoli como aqueles!!!

Mas agora é hora de colocarmos as mãos na massa. As receitas do livro são divididas em três seções: Salgados, Doces e Bebidas. Entre os quitutes salgados, fiquei enlouquecida com a panqueca de espinafre (quem não ama panqueca???). Tem também a batata-porrada, a pizza quebra galho, um levíssimo penne com tomatinhos assados, hummmm, pão de queijo (paixão nacional) e “os ovos mexidos mais fáceis do mundo”. É claro que os doces são o meu capítulo favorito, e aqui aparece o clássico petit gateau de doce de leite de Carla Pernambuco e mais brownies, sonhos, cookies e o absoluto pastel assado da Gabriela, com recheio de maçã e cheirinho de canela. Eu quero uma meia-dúzia destes, por favor. 

Na parte final, há algumas bebidas refrescantes e inclusive um petisquinho para o seu cachorro. Dá para ser mais adorável? Acho que não. Eu e a Nat fizemos a tal da “Poção Sanguinária” no Halloween, com uma pequena alteração (daqui a pouquinho postarei na aba Lancheira, ok?). Ah, e não poderia me esquecer de mencionar as coloridas e inteligentes ilustrações de Pinky Wainer, que dão vida às páginas e nos incentivam ainda mais a reunir os queridos em volta do fogão. Um Feliz Dia da Cozinheira a todas nós, profissionais apaixonadas por essa bela e nobre arte. 

Juju na cozinha do Carlota
Autora: Carla Pernambuco
Ilustradora: Pinky Wainer
Editora: Caramelo
Temas: Gastronomia; Profissões
Faixa etária: A partir de 07 anos

Leia também: Quer continuar se divertindo (e muito!) na cozinha? A dica de hoje é Revolting Recipes (Puffin), de Roald Dahl, que já foi eleito o melhor livro de culinária infantil de todos os tempos. Afinal, quem entenderia mais de cozinha do que o criador de preciosidades como A Fantástica Fábrica de Chocolates e James e o Pêssego Gigante? Aqui, temos receitas que aparecem em seus livros de literatura e mais outras deliciosas invencionices. Quentin Blake, ilustrador oficial das obras de Dahl, utiliza montagens com fotos dos pratos e ilustrações hilárias de gulosos comensais. C’est magnifique, como diria Frank Sinatra – e os chefs franceses.

A super chef Marguerite Patten, que além de ser um doce me lembra muito a nonna Rosa ♥
chef-marguerite-patten-1950.jpg