Livro do dia: Minha Madrinha Bruxa

Livro do dia: Minha Madrinha Bruxa

Posted by Kátia

Se eu tivesse que escolher só um motivo para admirar a quadrinista Jill Thompson, eu diria que é por causa de sua predileção por histórias assustadoras. Ou talvez o fato de ela ser fã número um de O Senhor dos Aneis. Eu também diria que é por ela ser uma artista durona que arrasa num ambiente predominantemente masculino. Jill foi uma das primeiras artistas mulheres a trabalhar na série de quadrinhos da Mulher Maravilha, lá no início dos anos 1990. Ela também atuou em Sandman, Livros da Magia, Orquídea Negra e Fábulas, entre outros. Poderosa é pouco. Mas o seu projeto mais pessoal é certamente a Madrinha Bruxa – que inclusive é inspirada na figura e esvoaçantes cabelos ruivos de Jill. E neste dia de Halloween, nada mais perfeito do que conhecer a Madrinha Bruxa e seus tenebrosos amigos. 

Originalmente, o primeiro volume das histórias da Madrinha Bruxa foi lançado em 1997. E só agora, dezesseis anos depois (!), é que temos o prazer de acompanhar essa saga deliciosa e bem-humorada, ambientada às vésperas do Halloween, claro! Este volume traz cinco histórias da Madrinha Bruxa e sua “afilhada” Hanna Marie, uma garotinha adorável (com carinha de Betty Boop) que tem medo de monstros e se prepara para passar pelo primeiro “travessuras ou gostosuras” sozinha. Quer dizer, não exatamente sozinha, mas acompanhada por uma turminha malvada de garotos mais velhos que tem como líder o pior pirralho de todos os tempos, o primo Jimmy. 

Com a intenção de assustar Hanna e ficar livre do papel de babá – e, claro, conseguir mais doces para si – Jimmy a leva para uma casa abandonada que tem fama de ser assombrada. O malvado conta uma história terrível, com a certeza de que a pequena sairá correndo e gritando por aí: as pessoas que viviam na casa esqueceram de deixar doces para os monstros do porão no Halloween. Então, os monstros subiram e devoraram todos eles. Agora, cabe à mais jovem criança do grupo levar os doces para os tais monstros, a fim de evitar que todos se transformem em jantar. Ao contrário do que Jimmy imagina, a pequenina não hesita e entra na mansão amaldiçoada e é aí que conhecemos a espevitada bruxa de chapéu e meia calça listrada. Com seus sapatos pontudos e saia de tule, a bruxa se apresenta como madrinha da menina, uma embaixadora dos sustos, porque Hanna precisa dela naquele momento e ela está lá para fazê-la compreender e superar seus medos. 

A Madrinha Bruxa começa o tour levando Hanna até o sótão, onde vivem os morcegos. Eles são falastrões, comem apenas insetos ou frutas, e explicam para a menina que têm radar, por isso nunca irão se enroscar em seu cabelo, nem mesmo no escuro. Logo um esqueleto sai do armário e Hanna conhece o grande amigo da Madrinha Bruxa, o Senhor Ossudo. E também Bozo, o gato fantasma. Então, vem uma voz rouca dos canos de aquecimento: “Ei...vocês estão dando uma festa sem mim?” Finalmente, no porão, Hanna é apresentada ao monstro Bugabú, que apesar dos inúmeros olhos, dos chifres, das garras e da bocarra dentuça, é a mais adorável das criaturas. A inocente menina, lembrando da história do primo Jimmy, oferece um doce a Bugabú e isso muito o enternece. Madrinha Bruxa, Bugabú e todos os novos amigos resolvem dar uma lição nos garotos malvados e antes da noite terminar, vai ter muito moleque grandão chorando como bebezinho. 

As outras histórias são: A Vingança de Jimmy, na qual o primo do mal se transforma literalmente numa versão nanica do Grinch; O Encontro Misterioso, onde a Madrinha Bruxa descobre que tem um fã e ainda tem que lidar com uma legião de apaixonados; A Gripe do Susto, que mostra Hanna substituindo uma Madrinha Bruxa doente nos afazeres do Dia das Bruxas; e o hilário Chá para Orson, com o menino-vampiro Orson tentando entrar de penetra num chá para damas do Lado Assustador. Nessas histórias, muitos outros personagens são instroduzidos, como o próprio Orson e seus pais vampiros, Max e Ruby, o lobisomem Harry e a delicada aranha Madame Zazia. Aproveite bem a leitura monstruosa e não se esqueça de caprichar na fantasia para as Travessuras ou Gostosuras. Happy Halloween! 

Minha Madrinha Bruxa
Autora/Ilustradora: Jill Thompson
Editora: Newpop
Temas: Histórias de arrepiar; Quadrinhos; Humor
Faixa etária: A partir de 07 anos   
 
Assista também: Ainda que eu prefira os quadrinhos da Madrinha Bruxa, as histórias animadas possibilitam uma nova viagem pelo Lado Assustador. Imagina só como é bacana ver a bruxa querida em movimento! Todos os episódios de Scary Godmother estão disponíveis no youtube, em inglês, é só clicar e se assustar. E rir muito também Smile

O Halloween chegou, oba! E a Madrinha Bruxa te espera com mil gostosuras...
Scary-Godmother.jpg