Livro do dia: Matriochkas

Livro do dia: Matriochkas

Posted by Kátia

Sou uma pessoa muito interessada nas mais diversas culturas e línguas, gosto de ler, pesquisar e estudar sobre cada um dos elementos que definem um povo, seja sua religiosidade, hábitos alimentares, a arte de forma geral. É claro que existem aqueles povos que me fascinam mais do que os outros. Cito, por exemplo, a cultura dos países nórdicos e a cultura celta e, como vocês já devem ter percebido, a cultura japonesa. Mas a viagem da minha vida, com a qual estou comprometida, ao lado do meu irmão Giuseppe – este também um eterno apaixonado – é para a Rússia. Sonhamos com o dia em que embarcaremos para lá. 

Enquanto isso, leio tudo o que posso sobre a cultura russa, a mitologia daquele povo enche os meus dias de encanto e esperança. Sei que ainda não falei muito sobre essa minha paixão – creio que apenas aqui – mas pretendo corrigir isso nos próximos meses. Quero muito trazer para vocês histórias sobre a Baba Yaga, a famosa bruxa russa, e também o conto de Snegurochka, a Donzela das Neves e de Ivan, o Idiota, entre outros. 

Mas hoje falarei sobre aquela boneca adorável que para muitos é o próprio símbolo da Rússia: a matriochka. Existem muitas lendas em torno da criação das matriochkas (essa aura de mistério me deixa ainda mais instigada) e uma delas conta que a boneca seria a representação da Deusa Dourada da Sibéria, proveniente de um culto religioso secreto. Outros dizem que um artesão russo viu as estátuas que representavam os Sete Deuses da Sorte do xintoísmo japonês e teve a ideia de reproduzir as sete bonecas que se encaixam uma dentro da outra (hoje em dia esse número varia muito).

Uma das lendas mais simpáticas, no entanto, conta a história de um escultor que criou uma boneca tão linda, mas tão linda, que não teve coragem de vendê-la. Levou-a para casa e a chamou de Matriochka. Mas ela sentia-se muito só e pediu um bebê para ele, que fez uma boneca menor e a colocou dentro dela. Logo o bebê pediu um novo bebê e assim o escultor foi criando bonequinhas cada vez menores. 

O livro do dia é na realidade um kit maravilhoso, que consiste na matriochka maior (uma caixa para guardar as outras bonecas), uma segunda um pouco menor (um outro pequeno conto sobre elas), uma terceira que é um livro de colorir, uma quarta que pode ser utilizada como bloco de anotações ou desenhos e uma quinta bem pequenina, que você pode usar como enfeite, marcador de livro, etc, etc, etc. A minha caixa enfeita a estante de livros, mas ainda não tive coragem de pintar e rabiscar as outras matriochkas. Seja mais destemido e divirta-se muito com sua coleção de simpáticas bonecas.

Matriochkas
Autora/ilustradora: Corinne Demuynck
Editora: Salamandra
Tema: Contos populares; Livro de atividades.
Faixa etária: À partir de 01 ano

Assista também: A Garça e o Grou (Tsaplya i Zhuravl, 1974) é um curta de animação baseado numa lenda do folclore russo. Nele, um grou meio desajeitado quer muito casar-se com a bela e delicada garça. Quando o grou reúne coragem e a pede em casamento, a tonta logo o recusa, sem nem considerar a proposta. Quando finalmente muda de ideia, é o grou orgulhoso quem irá rejeitá-la. Muito divertido e infinitamente lindo :D

Tantas paixões dentro de uma só pessoa, eu também me sinto como uma bonequinha russa
russian-fairy-tales2.jpg