Livro do dia: Como vou?

Livro do dia: Como vou?

Posted by Kátia

Ah, não tem jeito, basta eu vir para São Paulo para ter esta vontade imensa de escrever sobre livros ambientados na minha cidade do coração. O livro do dia utiliza o bom humor para falar sobre um problema que atinge milhares de pessoas todos os dias: o trânsito caótico. Os adoráveis autores Mariana Zanetti, Renata Bueno e Fernando de Almeida conhecem o tema muuuuuuito bem. Ao final do livro, eles relatam suas peripécias para vencer o trânsito de São Paulo. Fernando, por exemplo, trabalha muito longe de casa e por isso tem que usar o carro todos os dias. Mas daí, o que acontece? O tráfego está sempre intenso e ele chega atrasado todos os dias. 

Já a Mari aboliu o carro de uma vez por todas. Comprou uma bicicleta e viaja com ela para todos os cantos da cidade, com o filho devidamente instalado na cadeirinha. Por outro lado, a sortuda da Rê tem que pegar no máximo um elevador para descer até o seu local de trabalho. E você, como faz para se locomover em sua cidade? 

A criança retratada no livro tenta de toda maneira driblar o dramático trânsito de São Paulo. Ela gosta muito de andar a pé, mas quando precisa sair das redondezas vai de bicicleta. Quando ela fica com muita preguiça (e tem tempo, paciência e alto astral) prefere ir de ônibus. Mas se o tempo está curto e ela precisa chegar rapidinho lá no Jabaquara, o meio de transporte mais eficiente é o metrô. 

Para viajar para outro Estado, ela pode ir de ônibus, apesar de que seria muito mais agradável viajar de trem (amo viagens de trem!!!). Ela ainda relata outras formas de viajar, dentro e fora da cidade. Tem o caminhão, o avião, o navio. Mas o que ela quer mesmo é aprender a dirigir um foguete para ir até a Lua. Ah, não posso deixar de elogiar as maravilhosas ilustrações do livro, uma gostosa mistura de colagens, lápis e tintas. As figuras construídas com mapas de ruas e até com o mapa-múndi são encantadoras. Eu já comentei sobre um outro fofíssimo livro das duas moças aqui, mas fique ligado nas outras publicações desta turma animada. E boa diversão! 

Como vou?
Autores/ilustradores: Mariana Zanetti, Renata Bueno e Fernando de Almeida
Editora: Companhia das Letrinhas
Tema: Aventura
Faixa etária: A partir de 04 anos 
 
Leia também: Privilegiando mais uma vez os menorzinhos, esse livro tem tudo o que eu adoro e que pode te encantar também – trens, histórias de terror e figuras em pop-up. Trem Fantasma (Ed. Ciranda Cultural) apresenta criaturas horripilantes escondidas em lugares inimagináveis, que farão o seu coração bater mais rápido a cada curva. Aperte bem os cintos e prepare-se para levar muuuuuitos sustos.

Voar, meu meio de transporte favorito [Ilustração de Ji-eun Bea]
Bea_Ji-eun12.jpg