Livro do dia: O artista que pintou um cavalo azul

Livro do dia: O artista que pintou um cavalo azul

Posted by Kátia

O artista Franz Marc (1880-1916) foi um dos nomes mais representativos do movimento expressionista na Alemanha. Amigo dos pintores August Macke, Gabriele Münter e Wassily Kandinsky, Marc sentia-se conectado com os animais e expressou sua paixão através de cores ousadas. 

O livro do dia é uma declaração de amor e reconhecimento a esse grande artista cuja maior inspiração foi a força bruta, vital, dilacerante e magnífica da natureza. Franz Marc acreditava verdadeiramente na beleza animal, tantas vezes contrastando com a estupidez humana. 

O contraste e a simbologia das cores são os traços icônicos de Franz Marc, numa obra que evoluiu até o abstrato. No entanto, suas pinturas mais conhecidas e amadas são aquelas nas quais empregou cores absurdas como a vaca amarela e os cavalos azuis e vermelhos. 

Na história do livro, um garoto artista pinta figuras gigantescas com as cores mais improváveis: um leão verde, um elefante laranja, uma raposa roxa e um burro de bolinhas. Enfim, trata-se de uma jóia de valor inestimável que você, amante das artes, deve ter na sua galeria particular. 

O artista que pintou um cavalo azul
Autor/ilustrador: Eric Carle
Editora: Kalandraka
Tema: Arte
Faixa etária: À partir de 04 anos. 

Leia também: Para conhecer um pouco mais sobre o expressionismo e um de seus mais famosos artistas (que eu amo, à propósito), leia Paul Klee (Ed. Moderna). Garanto que sua vida não será a mesma depois de conhecer as obras dele. “Peixe Mágico” é uma das minhas preferidas.

O gatinho branco do quadro de Franz Marc é a cara do Bentinho ♥
franz-marc-gato-num-travesseiro-amarelo-1912.jpg