Livro do dia: Os músicos de Bremen

Livro do dia: Os músicos de Bremen

Posted by Kátia

Hoje é o Dia dos Animais, e eu acho de extrema importância compartilhar uma fábula dos irmãos Grimm que fala justamente sobre adoção. Os animais têm sentimentos e jamais devem ser descartados como uma peça de roupa velha que ficou pequena. Por isso, se você tem a intenção de ter um bichinho de estimação, um cachorro ou mesmo um peixinho, saiba que é para a vida inteira. À partir do momento em que aquele bichinho entrar na sua vida, você será responsável pela felicidade e proteção dele. Terá que alimentá-lo, mantê-lo limpo e aquecido, e o mais importane de tudo: ele deverá sentir, dia após dia, o quanto é amado por você e por todos que convivem com ele. Pense bem nisso antes de tomar a decisão. Animal não é brinquedo! 

Dito isso, vamos à história: quatro bichos se encontram na estrada da vida, cada um fugindo de seu antigo lar por determinado motivo. O burro ficou velho, não podia mais trabalhar, e a intenção de seu dono era vendê-lo. O cachorro, fragilizado pela idade, seria entregue à carrocinha. O gato, por sua vez, incapaz de caçar ratos, seria afogado pela dona (!!!). E o galo, pobrezinho, iria para a mesa de jantar. Juntos, eles decidem formar uma banda e tentar a sorte na cidade de Bremen, Alemanha. Seriam flautistas, percussionistas, cantores. Desta forma imaginavam entreter pessoas de bom coração e recuperariam a alegria de viver. 

Mas a cidade de Bremen era muito distante, e nossos amigos decidem passar a noite numa floresta. Avistam uma luz ao longe, que logo se revela uma cabana. Porém, quando se aproximam da cabana, encontram saqueadores que comiam e bebiam sem cerimônia. Os bichos, juntos, começam a fazer sua “música”. Entre latidos, zurros, miados e cacarejos, eles conseguem expulsar os ladrões da casa, que fogem com medo dos supostos fantasmas. 

No entanto, na calada da noite, os ladrões retornam e um dos mais corajosos adentra o recinto. Coitado, não fazia ideia do que o esperava lá dentro! Os músicos animais o atacam e ele tem certeza de estar no meio de uma convenção de bruxas. Desta vez, os ladrões fogem para nunca mais voltar. O burro, o cachorro, o gato e o galo estabelecem-se na cabana, onde compõem suas músicas e ensaiam para os shows. Vivem felizes e despreocupados, e quando são contratados para tocar, fazem a alegria da população da cidade de Bremen. Aqui, os bichos decidiram conviver entre si, escapando da maldade humana. Mas você pode ser aquele tipo de pessoa que atrai a presença dos bichos com carinho, delicadeza, gentileza e companheirismo. Eles são a melhor companhia do mundo, ame-os e respeite-os profundamente! 

Os músicos de Bremen
Autores: Jacob e Wilhelm Grimm
Ilustrador: Hans Fischer
Editora: Martins
Temas: Preconceito; Natureza; Música
Faixa etária: 04-06 

Assista também: Um exemplo de família linda e unida que defende a causa animal você vai encontrar no filme – e também na série – Os Thornberrys (The Wild Thornberrys Movie, 2002). Vivendo em meio à natureza com os pais, documentaristas da vida selvagem, a irmã mais velha, o irmãozinho adotivo e o macaco de estimação, a pequena Eliza tem o dom de falar com os animais. Ela usará este poder para impedir que caçadores dizimem uma reserva africana. Os Thornberrys são gente boníssima, adoro essa família!!! Inspire-se neles você também :D

Uma imagem vintage espetacular para coroar o dia. Amo hipopótamos ♥
hippo-vintage.jpg